“Sons, Cores, Texturas e Aromas: explorando através do corpo as diversas sensações” foi o primeiro projeto de estudos do Nível 2A da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama. Durante três meses, o projeto proporcionou muitas aprendizagens e diversão!
No período, os alunos realizaram diversas atividades. Confira algumas delas:
- A experiência com o gelo, através da história “O urso esfomeado”, de Nick Bland;
- A exploração do plástico bolha e tinta com os pés;
- A pintura com tinta de beterraba;
- A interpretação da obra de arte “Uma vez, cada vez, todas as vezes”, de Magdalena Atria, utilizando bandeja de isopor, tinta acrílica, massinha de modelar e cola líquida;
- A hora do conto na Sala Interativa da história “O Mistério da Caixa Vermelha”, de Semíramis Paterno;
- A hora do conto da história “Cachinhos Dourados”, utilizando a caixa de fantoches confeccionada pela turma;
- A exploração da caixa de bichos, que continha areia, folhas, lupa e alguns bichos de brinquedo;
- A confecção da cobra de espuma com cola colorida, garrafa PET e um pedaço de tecido atoalhado. Utilizaram água e detergente na brincadeira;
- A exploração das caixas das sensações, que continham materiais diversos e foram confeccionadas pela turma;
- A hora do conto, realizada na Biblioteca, da história “A colcha de retalhos”, de Conceil Correa da Silva. O momento deu origem ao tapete das sensações, que contou com a parceria das famílias.
Em todo o período, o projeto trabalhou o interesse da turma em relação a texturas, sensações e diferentes materiais que são utilizados para exploração e propostas artísticas. Os alunos puderam desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos diversos. Também desenvolveram as sensações do corpo, como tato, visão, audição e de linguagem. “Os alunos se desenvolveram e construíram aprendizagens significativas através de todas as atividades realizadas, contando com a parceria das famílias e professores de aulas especiais em alguns momentos”, comenta a Professora Joana Schneider Machado.
Confira as fotos aqui.