Explorando a literatura infantil: Kindergarten 2A vivencia a história “O Grande Rabanete”

Atividade bilíngue proporcionou experiências sensoriais, motoras e cognitivas a partir do contato com a obra literária
Compartilhe:
WhatsApp
Explorando a literatura infantil: Kindergarten 2A vivencia a história “O Grande Rabanete”

No retorno do recesso escolar, a turma do Kindergarten 2A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama foi recepcionada de maneira especial com a narrativa da história “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belink.

Em Língua Materna, a professora Caroline Ribeiro conduziu a contação que contou com recursos como um varal de histórias, no qual as imagens dos personagens eram penduradas conforme a professora narrava e com a presença de um molho de rabanete natural, permitindo que as crianças explorassem o legume em suas cores, texturas e cheiros.

Já em Língua Inglesa, a obra “The Enormous Turnip”, de Bridie McBeath, foi apresentada pela teacher Amanda Escobar a partir do livro original. Para enriquecer a experiência, os estudantes produziram rabanetes em massinha rosa, que serviram de suporte para a contação.

Durante a semana, a proposta foi aprofundada em um Learning Center realizado ao ar livre. No espaço em Língua Materna, as crianças observaram os rabanetes com lupas, explorando detalhes como raízes, folhas e caules. No espaço em Língua Inglesa, participaram de um jogo de contagem com o uso de dado, pinças arredondadas e os “turnips” de massinha escondidos em uma bandeja de terra.

Além disso, as crianças produziram tinta natural com terra, utilizada em registros artísticos que representaram o crescimento do legume na terra, colando também os rabanetes de massinha em suas produções.

Ao longo da atividade, os alunos trouxeram percepções próprias sobre os elementos explorados, como “Essa folha tá amarela” ou “O rabanete é rosa, eu gosto de rosa”. Também se envolveram com a narrativa dos personagens, dizendo frases como “O vovô pegou a sementinha bem pequenininha” e “Eu sou forte! Vou puxar, olha!”, imitando as ações da história.

A atividade teve como objetivos aprimorar a linguagem oral, ampliar o repertório bilíngue, estimular a percepção visual e sensorial, desenvolver a motricidade fina e promover o raciocínio lógico.

Atualizado em: 19/08/2025