Os estudantes do Year 6 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama e Oswaldo Cruz participaram do English Camp em Itapetininga (SP), com atividades de imersão na língua inglesa.
Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro de 2025, a Unidade Pindorama embarcou na aventura e logo em seguida, entre os dias 03 e 06 de dezembro, a Unidade Oswaldo Cruz. Por quatro dias, eles vivenciaram um ambiente 100% em inglês, com placas de sinalização, monitores fluentes e atividades temáticas, o que deu a sensação de estarem em um país estrangeiro.
Durante o camp, eles não apenas praticaram o idioma, mas trabalharam em projetos em grupo, participaram de atividades esportivas, oficinas, teatro, dança, produções textuais e apresentações artísticas e de lazer, como baseball, lacrosse, hockey, futebol americano, brincadeiras, gincanas, festas temáticas e piscina, tudo em inglês. Além disso, tiveram a oportunidade de vivenciar a prática do inglês em situações reais de comunicação, colocando em uso os conhecimentos desenvolvidos ao longo de sua trajetória.
Essa vivência impulsionou o desenvolvimento dos alunos em vários aspectos: eles ganharam fluência e confiança para se comunicar em inglês, utilizando o idioma de forma natural no dia a dia. Também ampliaram suas habilidades pessoais e sociais, fortalecendo autonomia, cooperação e trabalho em equipe, além de criarem memórias importantes. A experiência divertida e envolvente aumentou a motivação para continuar aprendendo, tornando o inglês mais significativo e prazeroso.
Segundo a professora Raquel Meirose, que acompanhou o grupo da Unidade Oswaldo Cruz, “a participação no English Camp representa uma extensão do processo educativo: vai além da gramática e dos livros, oferecendo aos alunos um contexto real de uso da língua, promovendo não só o domínio do idioma, mas também o crescimento pessoal, social e cultural”, explica ela.
A professora Jauana, que acompanhou as turmas da Unidade Pindorama, complementa dizendo:
“a participação dos alunos reforça a importância de vivências como essa, que ampliam o repertório cultural e linguístico dos estudantes, fortalecendo o compromisso da instituição com uma formação bilíngue e integral”.