O último final de semana foi de muito voleibol para os atletas e comissão técnica da IENH. No sábado, 22 de junho, a equipe infantil feminina (sub 16) treinou forte, visando as competições do mês de julho. Já no domingo, dia 23 de junho, a equipe mirim feminina defendeu as cores da IENH, na segunda etapa do Intercolegial.
Para o professor Alexandre Höher, os treinos extras estão sendo relevantes para ajustar as atletas em nova formação da equipe. No mês de julho, seis atletas da categoria estarão no Intercâmbio estudantil para o Canadá. “O treino de sábado possibilitou melhorar o entrosamento tático das meninas que assumirão a titularidade da equipe nas competições de julho”.
Na continuidade da manhã do sábado, sob o olhar atento das meninas do infantil, os atletas da equipe infanto masculina (sub 19) realizaram um amistoso com os ex-colegas que compuseram a equipe juvenil/ adulto. O ritmo competitivo foi forte, aprimorando as ações dos atletas da IENH.
O resultado da partida ficou 3 sets a 1 para a equipe de fora. Segundo o professor Alexandre, a equipe infanto teve uma quebra de ritmo de treino em função da enchente que atingiu a região, a competitividade precisava ser retomada. O amistoso foi muito válido para destacar os acertos e projetar a continuidade dos treinos, com correções das ações técnicas apresentadas.
Para além do ritmo de jogo, o amistoso foi marcado pelo reencontro com ex-alunos da IENH que, no ano de 2023, representaram a Instituição nas competições oficiais. Os egressos, agora jogando por equipes universitárias e adultas, trouxeram suas experiências e relembraram com os ex-colegas a trajetória esportiva do ano anterior, em especial a ONASE.
Domingo competitivo
No domingo, foi a vez da equipe mirim feminina (Sub 14) entrar em quadra, pela segunda etapa do Intercolegial da SGNH. 24 equipes femininas, representando escolas e clubes de diversas regiões do Estado, disputaram a etapa, buscando somar pontos na classificação geral.
A equipe da IENH, disputou as partidas pela Chave “C” do evento junto com as equipes: APAV “B” (Canoas); SET POINT “A” (Dois Irmãos); Pastor Dohms (Porto Alegre); Juventus “A” (Teutônia) e Mauá “A” (Santa Cruz do Sul), conquistando três vitórias e sofrendo dois reveses. Destaca-se que, nos confrontos entre as instituições de ensino a IENH se deu melhor, com vitória por 26 x 24 sobre o Dohms e 25 x 16 sobre o Colégio Mauá. A outra vitória na chave foi sobre a equipe da APAV, por 26 x 24. Com esses resultados a equipe se classificou para a etapa final em outubro.
A esquadra Hamburguense foi composta pelas atletas: Helena Brusius Köhler, Isadora Vieira Guarenti, Júlia Catarina Bergold, Julia Sieh Heidrich, Laura Pandolfo, Luiza Gabriela Schmidt, Maria Clara Delevatti Borges, Martina Soares Fuhro Souto, Melissa Trieweiler Closs, Natália Heck Kroeff e Valentina Kurgan Rabelo.
Sobre a participação da equipe, Alexandre expressa que: “mesmo nas derrotas foi possível ver a evolução da equipe em relação a participação na primeira etapa. As oscilações nos placares ocorreram em momentos específicos da partida, quando da falta de entrosamento ocasionado pelas trocas de atletas. Diante da formação titular a equipe foi superior no placar”.
Alexandre destaca ainda que a equipe é formada por atletas muito jovens, a maioria, por idade, será mirim nos próximos dois anos. Assim as substituições, mesmo que ainda fragilizando a equipe no jogo, são momentos de experimentação competitiva, importantes para o desenvolvimento de todo o grupo de atletas e, na continuidade e renovação da proposta esportiva na IENH.