Nas últimas semanas, os estudantes do Year 4 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama viveram uma experiência especial durante a Hora do Conto com a obra O Novelo das Emoções, de Elizabete Neves. A atividade foi pensada para trabalhar o bem-estar emocional das crianças, estimulando a convivência, a empatia e o autoconhecimento.
A narrativa apresenta Marta, uma menina que sente algo que não consegue compreender. Com a ajuda de Sukha, seu amigo, ela descobre que está diante das emoções. Ao longo da história, Sukha utiliza um novelo de lã imaginário com cinco fios coloridos, cada um representando um sentimento diferente, para guiá-la em uma jornada de descobertas. De maneira leve e acessível, a obra convida os leitores a refletirem sobre situações cotidianas que despertam alegria, medo, raiva, tristeza e calma.
Durante a leitura, os estudantes acompanharam atentos e curiosos as descobertas da personagem, reagindo com empatia e identificação. Em seguida, participaram de rodas de conversa e atividades práticas, utilizando recursos lúdicos como novelos de lã, desenhos e dinâmicas em grupo. O objetivo foi reconhecer e expressar emoções pessoais, além de compreender como cada uma delas exerce um papel importante na vida.
“A proposta da atividade é ajudar os estudantes a entender que todas as emoções têm um papel importante e que, ao reconhecê-las, podemos lidar melhor com elas e com os outros”, destacou a professora Fabiane Miranda.
“Trabalhar Wellbeing vai além do cuidado individual — é também sobre cultivar relações saudáveis e empáticas no ambiente escolar”, acrescentou a professora Lisandra Brombatti.
O momento de leitura foi marcado pelo acolhimento e respeito, fortalecendo vínculos entre os colegas e promovendo um espaço seguro para a expressão dos sentimentos. Além disso, os estudantes também realizaram produções artísticas para traduzir em cores e formas aquilo que sentiam.
Mais do que uma atividade literária, a leitura de O Novelo das Emoções se mostrou uma ponte entre o mundo das palavras e o universo interior dos estudantes, despertando reflexões valiosas. Uma semente foi plantada: compreender as próprias emoções é um passo essencial para uma convivência mais harmoniosa e para o desenvolvimento emocional saudável.