No dia 7 de abril, a IENH promoveu uma Reunião Geral com os professores da Educação Básica, com o objetivo de fortalecer a formação continuada e aprofundar práticas pedagógicas inovadoras. O encontro, que reuniu educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, contou com a presença de especialistas convidadas que contribuíram com reflexões e estratégias alinhadas às necessidades de cada etapa de ensino.
Além disso, no momento inicial das reuniões tivemos o lançamento oficial da 1ª Edição da Revista Educação Inovadora da IENH, fruto do envolvimento inspirador de educadores durante a jornada do I Seminário de Práticas Pedagógicas Inovadoras, realizado em 2024.
Na Educação Infantil, os professores participaram de um momento formativo com a coordenadora do Currículo Internacional Bilíngue da IENH, Luciana Brentano, que abordou os Learning Centers como uma metodologia que potencializa o protagonismo das crianças e a aprendizagem por meio de experiências significativas e organizadas por centros de interesse.
Já os educadores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – refletiram sobre o ensino da matemática nas turmas de Year 1 e 2, por meio do cruzamento entre o currículo Cambridge e a BNCC. A formação foi conduzida pela professora e doutora Marjúnia Klein, que trouxe contribuições práticas sobre como articular essas duas propostas para promover um ensino mais contextualizado, bilíngue e eficiente.
Para os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o momento foi conduzido pela professora e doutora Hosana Gonçalves, que abordou a temática “Neurociência e a construção do conhecimento do cérebro adolescente: manejos e planejamento”. A formação trouxe insights valiosos sobre como o funcionamento cerebral impacta o processo de aprendizagem na adolescência, além de estratégias para planejar aulas mais eficazes, respeitando as características desse período do desenvolvimento humano.