Em março, os estudantes das 2ªs séries do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica participaram de uma atividade diferenciada nas aulas de Matemática da Professora Marjúnia Klein.
Para utilizar as razões trigonométricas na determinação da altura dos objetos, os alunos precisam conhecer suas opções – seno de um ângulo, cosseno de ângulo e tangente de um ângulo – para poder decidir e depois realizar os cálculos pertinentes. Essas definições são trabalhadas também no Ensino Fundamental. As atividades diferenciadas são baseadas nas teorias da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) e na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (TCC).
Em sala de aula, os alunos relembraram, por meio da semelhança de triângulos, as razões trigonométricas. E no pátio, os estudantes foram desafiados a medir a altura de três objetos para depois, por meio da razão trigonométrica conveniente, determinar a sua altura. A atividade foi desenvolvida por meio de um instrumento produzido por eles, o astrolábio, que mede ângulos de subida da visão, a altura.