Ex-aluna da IENH em uma missão na Antártica

Heloísa Lemmertz participará da missão para desenvolver sua pesquisa de mestrado
Compartilhe:
WhatsApp
Ex-aluna da IENH em uma missão na Antártica

A ex-aluna da IENH – Heloisa Lemmertz foi selecionada para uma missão à Estação Antártica Brasileira, juntamente ao Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR. Ela formou-se no Ensino Médio da Instituição em 2006.

Heloísa, atualmente, está desenvolvendo sua dissertação de mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que consiste na análise do contexto do PROANTAR, visando compreender a produção científica na sociedade moderna, a qual envolve as relações internas à comunidade científica e as relações externas a esta. É através da dissertação de mestrado, com o intuito de pesquisar os objetivos e hipóteses propostas no trabalho, que Heloisa participará da missão que ocorre entre os dias 10 de outubro e 06 de novembro deste ano.

No seu trabalho de conclusão do Curso Superior em Ciências Sociais, Heloísa já tratou do tema, abordando a questão da autonomia da produção científica no contexto do PROANTAR. Ela apresentou seu trabalho em congressos que tratavam do Programa, o que auxiliou no contato com representantes da Marinha Brasileira.

O mês de maio deste ano foi de grandes realizações para a ex-aluna, pois ela participou do 8º vôo de apoio, que é uma missão de inverno realizada pela Força Aérea Brasileira – FAB, tendo o objetivo de lançar mantimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF, realizando treinamento da tripulação que opera os aviões Hércules e, ainda, levando uma comitiva de pessoas para conhecer a operação realizada na Antártica. Heloísa relata o primeiro contato com a Antártica:

“Este foi meu primeiro contato com a Antártica, onde estive por cerca de 5 horas, tempo bastante para ficar impressionada com a imensidão do manto de gelo, o silêncio e a dedicação das pessoas que lá trabalham, seja na Base Chilena, seja nas outras estações científicas que lá se encontram e este aspecto talvez tenha se sobreposto ao encantamento com a paisagem. Lembro que logo ao sair do avião sentia como se tudo fosse um cenário e que não acreditava que finalmente tocaria o gelo antártico, mas mais do que isso, o que durante toda a viagem deteve minha atenção foi a grandiosidade do trabalho e das relações que unem aqueles que desempenham seu trabalho no PROANTAR.”

A jovem recentemente participou do Treinamento Pré-Antártico, com duração de uma semana, realizado no Centro de Avaliação da Marinha do Brasil, que possui o intuito de preparar militares e cientistas que irão compor a Operação Antártica, possibilitando um primeiro contato e a socialização entre estes, participando de diversas atividades, a exemplo de provas físicas, palestras, curso de primeiros socorros, localização com GPS, instrução e vôo em helicóptero. E foi depois desse Treinamento, que ela recebeu a notícia de que iria participar da primeira missão da Operantar 2014/2015 a bordo do navio Ary Rongel.

De acordo com a mestranda, a participação na missão “será a parte mais importante e mais rica” do seu trabalho de campo da pesquisa. É a oportunidade de presenciar a tomada de muitas decisões referentes ao Programa. Ela ainda lembra que deseja aplicar e ampliar alguns conhecimentos aprendidos no Treinamento Pré-Antártico, tendo mais tempo para aprofundar questões que apareceram no desenvolvimento da pesquisa, utilizando como um dos métodos a observação participante. Além dessas questões, Heloisa também pretende realizar entrevistas na missão:

 “Durante a missão quero realizar entrevistas tipo narrativas de vida, para entender a formação dos participantes da Operação, tanto cientistas quanto militares, compreender a visão que cada um possui a respeito do Programa, as limitações percebidas e como interagem no desenvolvimento de seus trabalhos.”

No dia 06 de outubro, a jovem irá embarcar no Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel da Marinha do Brasil, que terá como destino o porto de Punta Arenas no Chile, de onde será iniciada a travessia da Passagem de Drake entre a América do Sul e a Antártica, chegando até o local onde se localiza a Estação Brasileira.

Entenda o Programa Antártico Brasileiro:

É um Programa responsável pelas atividades científicas do Brasil na região Antártica, gerido pela Comissão Interministerial para Recursos do Mar. O PROANTAR existe desde 1982 e desenvolve atividades durante o ano todo.

A Marinha do Brasil, tendo o apoio da Força Aérea Brasileira, é responsável pela operação logística que possibilita o deslocamento de apoio oceanográfico nos meses de verão e também pela manutenção da Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF durante todo o ano.

As pesquisas desenvolvidas na Estação são principalmente sobre mudanças climáticas e a biodiversidade antártica e, sobretudo, a influência ou a relação destas com a América do Sul e especialmente com o Brasil.

Mais informações sobre o PROANTAR em: www.mar.mil.br/cirm/proantar.html.

Atualizado em: 10/09/2014