Alunos das 6ªs séries participam de Jogos Cooperativos sobre princípios e valores da IENH

O objetivo dos jogos foi integrar as turmas e trabalhar os nove princípios e valores adotados pela IENH.
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos das 6ªs séries participam de Jogos Cooperativos sobre princípios e valores da IENH

Para falar sobre o tema Princípios e Valores da IENH “Religando Ser e Saberes: o planeta, eu e o outro” para os alunos das 6as séries do Ensino Fundamental da Unidade Fundação Evangélica aconteceu, no dia 07/05, a atividade Jogos Cooperativos.  A atividade foi coordenada pelo Pastor da IENH – Júlio Cézar Adam e pela Orientadora Educacional da Unidade – Marga Müller Rodrigues. Os jogos aconteceram das 10h30min às 12 horas, no Campo de Esportes da Unidade.

O objetivo dos jogos foi integrar as turmas e trabalhar os nove princípios e valores adotados pela IENH. Os princípios e valores estudados são os seguintes: respeito, reflexão, cooperação, sociabilidade, responsabilidade, persistência, organização, criatividade e autonomia. 

Os Jogos Cooperativos iniciaram com a divisão dos alunos, separados por cores, em 8 grupos e orientações gerais sobre as brincadeiras. 

Em seguida, cada grupo foi direcionado para cada uma das 8 estações dos Jogos, onde os professores responsáveis transmitiram as instruções sobre as atividades. Cada estação contou com brincadeiras que trabalharam os Princípios e Valores da IENH e todos os grupos passaram por todas as estações. As estações e suas atividades foram as seguintes:

Estação 1: Orquestra cooperativa

Na atividade, o grupo sentou em círculo no chão, em cima de uma lona, com as pernas estendidas para o centro. Alguém do grupo sentou no meio e foi o “regente da orquestra”, tocando os pés dos colegas para que cada um fizesse um som, correspondendo ao pé direito e o pé esquerdo. O regente devia, com as duas mãos, fazer combinações de sons, tocando esse “teclado” de pés, como se fosse um pianista.  

Estação 2: Ordem no banco

Na estação, os alunos subiram em um banco e realizaram algumas tarefas, sem descer do banco. Entre as tarefas estava trocar de posição no banco, apoiando-se uns nos outros, sem cair. 

Estação 3: Dança com dedos

Os alunos de pé, um diante do outro juntaram os dedos da mão direita, fecharam os olhos e fizeram movimentos acompanhando o som da música. Depois, ainda de olhos fechados, os alunos uniram as mãos esquerdas e fizeram novos movimentos. No final, os estudantes abriram os olhos e abraçaram os colegas em um abraço coletivo.

Estação 4: Abrir o nó

Os estudantes, de olhos fechados, juntaram as mãos, se movimentaram e pegaram na mão de um colega, mão direita com alguém e mão esquerda com outra pessoa. Após, os alunos deveriam tentar abrir o nó e formar um círculo, sem soltar as mãos.

Estação 5: Rabo do dragão

A atividade iniciou com a escolha de dois alunos, um para pegar e outro para segurar o rabo do dragão. Após, os estudantes foram organizados em fila, sendo que deveriam fugir do aluno que estava pegando e proteger o que estava com o rabo do dragão (o último da fila).  Mesmo fugindo, os alunos não deveriam se soltar e separar a fila.  

Estação 6: Não deixe cair

Na atividade, os alunos, organizados em um grande círculo, receberam um número e cada um era responsável pelo colega (com um número) que estava a sua direita e/ou esquerda. Quando era dito o seu número, o aluno deveria se jogar ao chão. Assim, cada estudante precisou ficar atento e salvar o colega, não o deixando cair no chão. 

Estação 7: Entre joelhos

Organizados em duas filas, uma de frente para a outra, os estudantes de uma fila deveriam colocar a bola entre os joelhos e passar para o da outra fila. A bola deveria ser pressionada entre os joelhos e não podia cair. O aluno que recebia a bola deveria fazer o mesmo procedimento e passar para o próximo da outra fila, e assim por diante. 

Estação 8: Robô 

Na atividade, os alunos eram divididos em duplas, sendo que um dos alunos era o Robô (dramatizava) e o outro o programador. O programador deveria direcionar o “robô” (com os olhos vendados) e indicar os caminhos (com obstáculos) a percorrer. 

Após o término da atividade em cada estação, os alunos fizeram uma reflexão sobre o porquê da atividade e quais os princípios e valores cada estação trabalhou. 

No dia 14/05, durante a manhã, as turmas se reuniram para discutir sobre o que foi trabalhado no dia 07. Em grande grupo, auxiliados pelo Pastor Adam e pela Orientadora Marga, os alunos debateram sobre os princípios e valores da IENH. Durante a conversa, os alunos identificaram as atividades que deram mais certo, as atividades em que o grupo se “atrapalhou mais”, o que não deu certo, e principalmente, os princípios/ valores vivenciados pelos grupos nas atividades.

Atualizado em: 15/05/2008