Tecnologia auxilia alunos da IENH a continuarem com o projeto Traces in the City

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Tecnologia auxilia alunos da IENH a continuarem com o projeto Traces in the City

Alunos do 4° ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama utilizaram a tecnologia para dar sequência aos projetos Traces in Hamburgo Velho e Traces in the City em 2020. Neste ano, os alunos estudaram sobre o Parque Luiz Henrique Roessler, conhecido como Parcão.

Junto às Professoras – Janaína Menezes e Juliana Bohn, a turma fez o uso de tecnologias de geolocalização, aplicativos, vídeos e participou de encontros on-line com professores e biólogos para aprender. Com a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o 4° ano A percorreu as trilhas do Parcão e, por meios de tecnologias digitais, recolheram informações sobre as espécies de flora, fauna, as nascentes, entre outros.

Ainda fizeram parte do aprendizado vídeos mostrando os animais do local e acompanhando a vida em movimento no parque. Isso foi possível por meio de uma parceria com as professoras de Educação Ambiental do município – Cláudia Vogel e Adriana Backes.

A partir desses conhecimentos, os estudos receberam o título de “Discoveries at Parcão”. No projeto, usando a geolocalização do Google Earth, os alunos puderam descobrir pistas sobre a vida que acontece no Parcão e entender como este se organiza e se reorganiza.

Entre as propostas, a turma também recebeu o agrônomo, ecologista e escritor – Arno Kayser. Integrante do Movimento Roessler, ele contribuiu para que a área do parque fosse preservada e se tornasse pública. Kayser também contou sobre a sua infância junto ao Parcão e falou sobre os animais que habitavam aquele espaço no passado, como o gato do mato e a jaguatirica.

Janaína diz que “os alunos puderam expandir seus conhecimentos e desenvolver a compreensão de que existem outros habitantes na nossa cidade para além dos humanos”. Ela complementa explicando que “as discussões e estudos realizados entre o período de julho a dezembro puderem instigar a consciência e importância de se pensar esses habitantes não humanos no contexto da cidade, entender que somos todos parte de um ecossistema e desenvolver uma Educação Cidadã, premissa da proposta pedagógica da IENH”.

 

Assista aos vídeos sobre o projeto:

https://youtu.be/pj9c-UtJMF0

https://youtu.be/IRrfEVGlB6c

https://youtu.be/-A99heXxdY8

https://youtu.be/qVIoACxCuHc

https://bit.ly/38oL4Vy

Atualizado em: 28/12/2020