Turmas do Year 2 da Unidade Pindorama protagonizam exemplo de cidadania e consciência ambiental

O projeto “Diário dos Monitores Ecológicos” une sustentabilidade, solidariedade e aprendizado ativo na formação de cidadãos conscientes
Compartilhe:
WhatsApp
Turmas do Year 2 da Unidade Pindorama protagonizam exemplo de cidadania e consciência ambiental

Com um emocionante exemplo de cidadania e consciência ambiental, os estudantes do Year 2 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama criaram o “Diário dos Monitores Ecológicos”, uma iniciativa que une aprendizado, ação prática e solidariedade em prol da natureza e da comunidade.

O projeto, que se desenvolveu ao longo do primeiro semestre, teve como foco principal despertar nas crianças a importância de cuidar do meio ambiente por meio de pequenas atitudes do dia a dia. Os alunos foram convidados a assumir o papel de Monitores Ecológicos, registrando em seus diários ações sustentáveis, descobertas na natureza e reflexões sobre o papel de cada um na preservação do planeta.

Pequenas atitudes, grandes mudanças!

As atividades incluíram a observação da fauna e flora do entorno escolar, campanhas de conscientização sobre o uso consciente da água e da energia, além de ações práticas como a separação correta do lixo e a coleta de tampinhas plásticas e lacres.

Essa última atividade ganhou destaque: os estudantes se mobilizaram para arrecadar tampinhas plásticas e lacres, com o objetivo de encher 144 garrafas PET, que posteriormente serão trocadas por cadeiras de rodas.

Uma lição que vai além da sala de aula!

Segundo as professoras responsáveis pelo projeto, Simone Ledur Marks, Daiane Kochemborger e Luciana de Souza Oliveira, o Diário dos Monitores Ecológicos é mais do que um projeto escolar: é um convite à ação, à empatia e à construção de um futuro melhor. Ao conectar o cuidado com o meio ambiente à solidariedade, os alunos do Year 2 mostram que toda boa ação, por menor que pareça, pode gerar um impacto positivo duradouro. De acordo com elas, jornada para encher as 144 garrafas PET continua e, com ela, a esperança de um mundo mais verde, justo e inclusivo.

Além dessa atividade, as turmas também realizaram um experimento de plantio em papel, a fim de observar o processo de germinação em um espaço/material diferente, pois os estudantes já haviam plantado na terra, na horta escolar, e desejavam investigar outra forma de plantio, observando a germinação das sementes e as respectivas partes das plantas.

Atualizado em: 31/07/2025