No auditório da IENH – Unidade Fundação Evangélica, foi realizada a edição Rio Grande do Sul do evento Bernoulli 360º Presencial. Na manhã de 12 de agosto, das 7h30min às 13h30min, representantes de escolas que adotam a Bernoulli Sistema de Ensino na proposta pedagógica estiveram presentes para momentos de capacitação.
Com a presença de aproximadamente 300 pessoas, o evento contou com três palestras e dois painéis simultâneos. As falas foram “Cuidar de quem educa: a saúde mental dos professores", com Amanda Zanetti; "O que é ser professor hoje? Velhos e novos desafios", com Mozart Ramos; e "Os professores encantadores: o que eles têm?", com Marcos Raggazzi.
Os painéis foram divididos por níveis de ensino, sendo "Alfabetização, letramento e educação bilíngue: um caminho possível", para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e "Inteligência artificial para docentes e estudantes: potencializando aprendizagens e otimizando o nosso tempo" para Anos Finais e Ensino Médio.
Participação da IENH
Ao todo, um grupo de 15 professores e funcionários da IENH – Unidade Fundação Evangélica participaram da manhã de formação. Para o professor de Programming, Arthur Pehls, o evento “foi incrível” e contribuiu para o “fazer pedagógico. “Com certeza essa manhã proporcionou reflexões valiosas e ideias práticas para minha atuação como professor”, avalia. De acordo com a auxiliar de atividades escolares, Jacinta Frantz, o encontro “foi um momento de renovar energias e escutar o que acontece com a Educação Básica pelo Brasil”.
O professor também dá detalhes sobre os momentos promovidos no Bernoulli 360º: “a primeira palestra, conduzida pela Psicóloga Amanda Zanetti, destacou a importância do autocuidado psicológico para os educadores, o que fomentou o autocuidado. Na segunda, o professor Mozart Ramos compartilhou experiências inspiradoras sobre a conexão com os alunos. A terceira, liderada por Marcos Raggazzi, enfatizou o poder transformador da educação e ele contou sobre sua história de superação. Por fim, Márden de Pádua explorou o uso da Inteligência Artificial na educação, ampliando nossos horizontes e enfatizando as diversas possibilidades de aplicações dos chatbots e outras ferramentas digitais”, explica.
Para Jacinta, a manhã pode ser resumida com apenas uma frase de aprendizado: “colocar amor e paixão no que fazemos e acreditar que vai dar certo que tudo dará certo”. Ela destaca que, com as falas dos palestrantes, foi possível perceber que não se deve se “ater ao passado ou ficar só pensando no futuro e esquecer do presente”, assim como a importância de a equipe “demonstrar a paixão pelo que faz, ter bom senso, olhar no olho do aluno, não polemizar pequenos problemas”.