No dia 23 de junho, os alunos do Kindergarten 4C da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama participaram da atividade “Kindergarten 4C World Builders – A Journey Through Global Constructions!”, proposta para ampliar o repertório cultural, estimular a criatividade e fortalecer os vínculos entre escola e família.
A ação foi planejada para promover o reconhecimento de obras famosas ao redor do mundo, como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e a Muralha da China. Durante rodas de conversa e explorações do projeto, as crianças demonstraram grande curiosidade pelas diferentes formas, cores, tamanhos e estilos das construções, o que deu origem à proposta de homework envolvendo as famílias.
O convite foi para que cada família, junto de seu filho, escolhesse uma construção de interesse e desenvolvesse uma representação gráfica livre com maquetes, cartazes, colagens ou desenhos. O resultado foi um retorno positivo e cheio de criatividade: “os alunos trouxeram suas produções para a escola, apresentaram para os colegas, contaram sobre o processo de criação e descreveram elementos importantes das obras”, conta a professora Gabriela Mendes Brito.
Esse momento de apresentação estimulou a oralidade, o protagonismo e a escuta ativa, fortalecendo a autoestima das crianças ao verem seus trabalhos reconhecidos e valorizados no coletivo. Além de ser uma atividade artística e cultural, a experiência foi interdisciplinar: integrou linguagem oral e visual, matemática (formas e proporções), geografia (localização dos monumentos) e valores como respeito à diversidade e cooperação familiar.
A proposta foi conduzida pelas professoras Natacha Arenhart e Gabriela Mendes Brito, que destacaram o envolvimento das famílias e o entusiasmo das crianças ao explorarem o mundo por meio de construções icônicas.