Kindergarten 4C da Unidade Pindorama estudam obras famosas que existem pelo mundo

Atividade valoriza parceria com as famílias e amplia repertório cultural das crianças
Compartilhe:
WhatsApp
 Kindergarten 4C da Unidade Pindorama estudam obras famosas que existem pelo mundo

No dia 23 de junho, os alunos do Kindergarten 4C da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama participaram da atividade “Kindergarten 4C World BuildersA Journey Through Global Constructions!”, proposta para ampliar o repertório cultural, estimular a criatividade e fortalecer os vínculos entre escola e família.

A ação foi planejada para promover o reconhecimento de obras famosas ao redor do mundo, como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e a Muralha da China. Durante rodas de conversa e explorações do projeto, as crianças demonstraram grande curiosidade pelas diferentes formas, cores, tamanhos e estilos das construções, o que deu origem à proposta de homework envolvendo as famílias.

O convite foi para que cada família, junto de seu filho, escolhesse uma construção de interesse e desenvolvesse uma representação gráfica livre com maquetes, cartazes, colagens ou desenhos. O resultado foi um retorno positivo e cheio de criatividade: “os alunos trouxeram suas produções para a escola, apresentaram para os colegas, contaram sobre o processo de criação e descreveram elementos importantes das obras”, conta a professora Gabriela Mendes Brito.

Esse momento de apresentação estimulou a oralidade, o protagonismo e a escuta ativa, fortalecendo a autoestima das crianças ao verem seus trabalhos reconhecidos e valorizados no coletivo. Além de ser uma atividade artística e cultural, a experiência foi interdisciplinar: integrou linguagem oral e visual, matemática (formas e proporções), geografia (localização dos monumentos) e valores como respeito à diversidade e cooperação familiar.

A proposta foi conduzida pelas professoras Natacha Arenhart e Gabriela Mendes Brito, que destacaram o envolvimento das famílias e o entusiasmo das crianças ao explorarem o mundo por meio de construções icônicas.

Atualizado em: 02/07/2025