No decorrer do ano, os novos alunos da IENH – Unidade Pindorama passam por um período de adaptação, tendo a oportunidade de ter contato com conteúdos de Língua Inglesa dos anos anteriores ao que chegou à escola. O projeto objetiva adaptar os estudantes ao contexto bilíngue, que muitas vezes causa estranhamento inicial nos alunos, que ainda desconhecem o funcionamento da Instituição ou desse projeto.
No terceiro mês de aula, os alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental por exemplo, já dominam vocabulário sobre cores, quantidades, formas geométricas, sentimentos, cumprimentos, entre outros, além de conseguirem realizar certas expressões comunicativas na segunda língua. “No início sentiam-se mais tímidos, envergonhados por não compreenderem o que escutavam ou em responder fazendo uso do idioma – como qualquer aluno que ingressa ao Currículo Bilíngue. Hoje eles se sentem mais seguros e confortáveis para aprender e para realizar novas tentativas frente ao novo idioma – isso por que nossas aulas visam se desenvolver de acordo às suas faixas etárias, oferecendo ludicidade em brincadeiras, jogos, músicas e atividades comunicativas, contemplando as quatro habilidades (listening, Reading, writing e speaking)”, conta a Professora Ana Carolina Rauter.
No projeto, uma atividade bem especial foi realizada para o dia das mães. Os estudantes construíram uma pizza com figuras geométricas, seguindo instruções em Inglês, relacionando o nome dos alimentos e solicitando orientações no segundo idioma. “Nem se deram conta quando realizavam produções orais em meio a tanta diversão”, conta a Professora.