Embarcaram para São Paulo neste domingo, 19 de março, as alunas que vão representar a IENH na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, na USP, em São Paulo. Juli Karin Arnold e Nathália Hoffmeister são estudantes da 3ª série do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica e estão sendo acompanhadas pela Professora da IENH – Ana Paula Machado.
Sobre o projeto
Orientadas pelo Professor Ronaldo Martins, no projeto “Reciclagem de Ondas Sonoras para Obtenção de Energia Elétrica”, Juli e Nathália propuseram uma técnica para transformação das ondas sonoras do ambiente em energia elétrica. Utilizando um dispositivo com funcionamento inverso ao alto falante, elas realizam a transformação das ondas. A ideia das meninas é trabalhar com o sistema de compensação, em que a energia gerada pelo dispositivo é direcionada à rede elétrica. As estudantes realizaram testes em ruas movimentadas de Novo Hamburgo, encontrando resultado positivo na geração de energia. Segundo elas, em função da grande geração de ruídos, a principal fonte de aplicação do projeto são os aeroportos. A ação reduziria custos com energia elétrica e diminuição do impacto sonoro no local.
Prêmio Votação Popular
Durante a FEBRACE, aberta ao público entre 21 e 23 de março além de diversas premiações por área, as alunas da IENH também vão concorrer ao Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2017. Para auxiliar as meninas, votando no projeto que desenvolveram, é muito simples e pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha perfil no Facebook. Estando conectado à rede social, é necessário acessar este link ( http://2017.febrace.org.br/virtual/2017/ENG/76/ ) e clicar em curtir. Até o dia 23 de março, você poderá votar no projeto ENG076 - Reciclagem de ondas sonoras para obtenção de energia elétrica.