Um grupo de alunas bilíngues dos 6ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz está entre as 50 equipes de todo o Brasil classificadas para a segunda fase da Maratona Maker Intel. Com o projeto “Maker Girls”, Alice Sander, Deborah Klein, Isadora Guedes, Bruna Ludwig e Ana Clara Malinski formam a única equipe hamburguense na Maratona.
A competição tem por objetivo promover e estimular a criação de projetos baseados em arquitetura Intel e foco em Internet das coisas, que possam ser relevantes para resolver problemas da comunidade. A proposta consiste em incentivar crianças e jovens a construir as próprias soluções para seus problemas diários no modelo “faça você mesmo”.
Na primeira etapa, o grupo da IENH participou de um treinamento com a Marcela Santos, Embaixadora Local da Maratona Maker Intel. No momento, os alunos elaboraram e apresentaram projetos que foram encaminhados para seleção. Na segunda etapa, a equipe de selecionada receberá o Makerkit, um kit contendo uma placa Genuíno 101 e itens periféricos definidos pela Intel. Para auxiliar na execução e aprimoramento do projeto, a Intel também promoverá mentorias virtuais através de webinários e contato direto com as meninas até a data da submissão da apresentação do projeto, no dia 18 de novembro.
Os 50 projetos finalistas serão avaliados pela Comissão, que selecionará três, sendo um do Ensino Fundamental e dois do Ensino Médio. A comunicação das três equipes vencedoras, que serão premiadas com a viagem para uma conferência sobre Internet das coisas, em São Paulo, será realizada até o dia 25 de novembro.