Aluno da IENH foi convocado para a seletiva da Seleção Gaúcha de Basquete

Theo Graebin de apenas 13 anos é o único atleta convocado do Vale do Sinos
Compartilhe:
WhatsApp
Aluno da IENH foi convocado para a seletiva da Seleção Gaúcha de Basquete

O estudante Theo Graebin Nelson, 13 anos, do Year 7 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Fundação, acaba de alcançar um feito inspirador: aos 13 anos, foi o único atleta do Vale do Sinos convocado para a seletiva da Seleção Gaúcha de Basquete, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, em Passo Fundo/RS.

Theo é atleta do Centro de Interesses NBA Basketball School da IENH - Programa oficial de desenvolvimento da Liga Profissional Americana de Basquete - lançado na IENH no início de 2024. Com isso, a Instituição tornou-se uma unidade licenciada da NBA Basketball School, oferecendo uma formação de alto nível aos jovens atletas. Além dos treinos na IENH, Theo também integra a equipe da SGNH.

Theo iniciou no esporte em 2023, ainda no Year 5, quando estudava na Unidade Pindorama. Ele iniciou no esporte incentivado pelos amigos, mas sua paixão pelo basquete, no entanto, foi crescendo junto com sua dedicação e talento.

“Eu comecei a jogar basquete no Centro de Interesse da IENH, e foi mais porque meus amigos jogavam, mas depois comecei a gostar do esporte e me dediquei mais a ele. Quando eu vi os resultados começando a chegar, procurei mais lugares pra jogar e comecei a jogar com os alunos maiores na Fundação. Eu sou muito grato por tudo que o professor Anderson fez por mim e como ele me apoia — realmente eu não estaria aqui sem a ajuda dele”, conta Theo.

Caso avance na seletiva, Theo terá a oportunidade de representar o Rio Grande do Sul em um campeonato nacional, levando consigo o nome da IENH e de todo o Vale do Sinos.

Para Anderson de Souza, treinador e professor de basquete da IENH, o momento é de grande orgulho. “Ver um aluno que iniciou no Centro de Interesse, proporcionado pela IENH, tendo esse reconhecimento, é motivo de muita alegria. Isso reforça a importância desse trabalho que não visa o alto rendimento, mas que oferece oportunidades e pode, sim, revelar grandes talentos como o Theo. Estou aqui na torcida por ele.”

A conquista de Theo reforça o impacto positivo das atividades extracurriculares na formação dos alunos e inspira toda a comunidade escolar com sua dedicação e espírito esportivo.

Atualizado em: 15/05/2025