No dia 18 de agosto, o aluno da IENH Idiomas – Ricardo Guilherme Kreutzer embarcou para a Alemanha. O estudante de 21 anos, que cursa Engenharia Elétrica na Unisinos, realizará intercâmbio universitário na Universidade de Ciências Aplicadas Hochschule Osnabrück.
Desde 2009, quando era aluno do Ensino Fundamental da Instituição, Ricardo cursa alemão na IENH Idiomas. Realizou, inclusive, o intercâmbio de cinco semanas para Freiburg, oportunizado pela IENH. Na universidade que estuda atualmente, parcerias com instituições de ensino alemãs proporcionam diversos programas de intercâmbio. O principal requisito para participar é a fluência na língua alemã, que para Ricardo já é uma realidade.
Na Alemanha, nos próximos seis meses, o estudante frequentará aulas em alemão sobre controle e automação em máquinas e programação destinadas à agricultura. Ele também fará estágio e participará de um programa de desenvolvimento de software e de robôs de automação. As disciplinas e o estágio cursados lá, terão aproveitamento acadêmico ao retornar para a universidade daqui.
Sobre suas experiências e contato com a Língua Alemã, Ricardo relata:
“Iniciei o estudo de alemão na IENH Idiomas por incentivo e vontade dos meus pais. Com 12 anos, certamente a gente faz atividades fora da escola mais porque os pais querem do que por estarmos convencidos a fazer. Cursar alemão, conciliando o curso com as atividades da escola, nem sempre foi fácil, mas com o tempo percebi que poderia fazer algo diferente quando estivesse no curso de graduação. As aulas de língua alemã na IENH Idiomas trazem também uma bagagem da cultura e da vida no dia a dia alemão. Durante o Ensino Médio, fiz intercâmbio proporcionado pelo centro de idiomas em Freiburg. Foram cinco semanas que mudaram minha percepção sobre oportunidades que devem ser aproveitadas. Quando decidi cursar engenharia, pensei também na quantidade de empresas, aqui na nossa região, ligadas à área escolhida. Tendo consciência da quantidade de empresas alemãs no Brasil, estou feliz com a insistência no estudo da língua alemã. Acredito que é uma oportunidade única. Agradeço aos meus pais por me proporcionar o estudo do idioma e aos professores Nilson José Reiter e Dirce Stumm Reiter, pelos conhecimentos transmitidos além do idioma em si, pois é um preparo completo para quem quer estudar na Alemanha. Cursar uma universidade alemã certamente fará diferença para meu trabalho no futuro”.