Alunos bilíngues criam pluviômetro e realizam trabalho de pesquisa interdisciplinar

Atividade foi motivada por questionamento das turmas dos 4ºs anos do Ensino Fundamental
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos bilíngues criam pluviômetro e realizam trabalho de pesquisa interdisciplinar

Os Componentes Curriculares de Ciências, Matemática e Língua Inglesa foram reunidos para responder uma pergunta realizada pelos alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz: Por que a chuva é medida em milímetros, uma vez que é líquida?

A partir do questionamento, as turmas, que estão estudando sobre a água com as Professoras Bianca dos Reis e Juliana Bohn, desenvolveram o trabalho Rain Gauge, pesquisando sobre a chuva com o objetivo de encontrar a resposta da pergunta. A Professora Cristiane Ely Lemke desafiou os estudantes a desenvolverem um pluviômetro e a aprender a calcular a quantidade de chuva de um determinado período.

A partir de um modelo pesquisado, a turma confeccionou o “rain gauge” com uma garrafa de refrigerante, fazendo as devidas marcações. O pluviômetro foi colocado em um local da escola e, a cada dia, os alunos possuíam o compromisso de buscá-lo para medir e observar a quantidade de água armazenada. Com base nos números analisados, durante as aulas de Língua Inglesa, os alunos produziram gráficos semanais da quantidade de chuva.

“Com essa pesquisa, os alunos aprofundaram seus conhecimentos matemáticos sobre milímetros e centímetros, desenvolvendo conteúdos de ciências e utilizando o Inglês para isso.


Atualizado em: 31/08/2016