Seis estudantes da IENH – Unidade Fundação Evangélica foram convocados para as seletivas gaúchas em diferentes categorias. O processo visa formar as Seleções Gaúchas para o Campeonato Brasileiro de Seleções. Os treinos preparatórios iniciaram em janeiro e o preparo segue até este mês.
Ana Carolina Salazar, Laura Schmidt Silva, Sophia Dias Staub, Lucas Borghezan Borba, Lucca Leal Miranda e Murilo Strack Höher se destacaram nas competições, defendendo as cores da IENH e de seus clubes, e participaram desde o início da competição pelas vagas. Sophia exercerá a função de “oposta” na seleção gaúcha e Lucas conquistou a posição de “ponteiro” na Seleção sub-16 que representará o Estado no Campeonato Brasileiro.
Os resultados ocorreram a partir do “aprimoramento dos atletas e consequente crescimento das equipes de voleibol da IENH” no ano de 2022, segundo o Professor Alexandre Höher. Ele destaca que, durante o ano, foram conquistados diferentes “troféus e reconhecimentos para a Instituição”, o que colaborou para o destaque na elite do voleibol gaúcho.
Para Sophia, a oportunidade é importante para o “aperfeiçoamento pessoal, que é revertido diretamente pro time da IENH”. Ela lembra que, desde que foi selecionada entre as 23 jogadoras, “foram momentos muito felizes e desafiadores”, dizendo que foi constantemente instigada a mostrar seu melhor. Já Lucas recebe a convocação como recompensa: “eu me sinto lisonjeado por ter conseguido algo tão importante pra mim, tenho certeza que isso foi resultado de muitos treinos, dedicação e disciplina que tive ano passado”, fala. Segundo o aluno, que recebeu a notícia com “alegria”, a experiência nos treinos da seletiva também o ajudam no “objetivo ser uma peça importante do time, levando-o a grandes conquistas e sempre um bom desempenho”.
Para o professor Alexandre Höher, responsável pelas equipes masculinas, “a convocação dos alunos para as seletivas e a representação na Seleção Gaúcha, concebe, um forte reconhecimento das aptidões e comprometimento de cada um desses atletas nos treinos e competições. É motivo de orgulho, ter os seus nomes destacados nas seletivas”. Ainda, o pertencimento dos alunos nessa elite, reverbera, diretamente, nos treinos da IENH, tanto nos aprimoramentos técnicos, como, principalmente, na motivação para os demais colegas.
Entusiasmo pela convocação
Laura, Lucca e Murilo também falam sobre a felicidade de participar das seletivas para as equipes gaúchas. O trio comenta sobre a notícia da convocação e os sentimentos são semelhantes: “fiquei muito feliz e entusiasmada”, diz Laura, Lucca conta que ficou “muito feliz e animado” e Murilo conta que estava “muito feliz e orgulhoso” pelo resultado.
Os treinos com os melhores atletas gaúchos em suas categorias é motivo de incentivo para o futuro. “Para mim a experiência na seleção me auxiliou muito na melhoria do meu desempenho que por consequência melhorou a qualidade do treino”, conta Lucca.
Eles acreditam que a experiência dos convocados pode refletir até mesmo em atletas que não participaram da seletiva: “eu acredito que [...] possam ajudar os outros jogadores da IENH com os aprendizados que tiveram e que ainda vão ter na seletiva, ajudando com as posições, técnicas e posicionamento do corpo”, fala Murilo. Laura complementa dizendo que “a experiência na seletiva da seleção gaúcha pode auxiliar nos treinos e competições, pois acaba trazendo mais visibilidade para o voleibol feminino da IENH e incentivando novas atletas a entrarem na equipe”.