Durante duas semanas, estudantes dos 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz, criaram um workshop acerca do trabalho feito por um historiador. “Being a historian for a day” foi a proposta desenvolvida pelos alunos na aula de Applied English.
A atividade foi desenvolvida pelo professor Gabriel de Souza, em parceria com os professores de História Rodrigo Heckler, da Unidade Pindorama e Bruna Weirich, da Unidade Oswaldo Cruz.
Conforme explica Gabriel, o objetivo da atividade era conhecer e manusear fontes históricas, compreendendo o trabalho de interpretação no uso das fontes históricas, entendendo as evidências do passado e simultaneamente utilizando a língua inglesa como sistema de comunicação oral e escrita para construção dos conhecimentos.
“A proposta transversaliza os conhecimentos desenvolvidos nas aulas de História e integra as aulas de Applied English. Os alunos trabalharam com 5 documentos fac-símile - cópias que reproduzem um documento antigo - acerca da História do Brasil”, conta Gabriel.
Para a pesquisa, os alunos tiveram acesso a documentos oficiais antigos e jornais relacionados ao período do Brasil Império e República. “O registro dos conhecimentos foi realizado em inglês, assim como parte das interações entre os alunos, vários novos vocabulários foram consolidados no contato com as evidências históricas”, completa o professor.