Alunos da Unidade Pindorama aprendem sobre a história da escrita e origem da língua portuguesa

5°s anos do Ensino Fundamental Bilíngue trabalham as temáticas no componente curricular de Língua Portuguesa
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Sociedade e Cultura
Alunos da Unidade Pindorama aprendem sobre a história da escrita e origem da língua portuguesa

História da escrita e origem da língua portuguesa: essas são as temáticas das primeiras aulas dos 5°s anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama. No componente curricular de Língua Portuguesa, os estudantes estão conhecendo sobre os assuntos em conjunto com a Professora Carolina Müller.

Para dar início aos estudos, em duplas, os alunos pesquisaram e anotaram as informações importantes que encontraram para compartilhar com a turma. Com isso, um mural digital foi criado, possibilitando que toda a turma tivesse acesso ao material. A professora afirma que “a atividade desafiou os alunos a buscarem uma forma própria de fazer o registro”, já que eles não poderiam copiar e colar as explicações. Confira o mural digital aqui.

Um material com a evolução de algumas letras do alfabeto, até chegar ao que se conhece atualmente, foi apresentado à turma. A exposição feita por Carolina teve como base os livros “O livro das letras” e “O livro da Escrita”, de Ruth Rocha. Para abordar o início da escrita e a escrita pictográfica e os hieróglifos, uma atividade especial foi organizada: um dos colegas explicou como acontece a formação de palavras com os símbolos chineses. Anteriormente, a turma relacionou a temática estudada à forma de escrita do estudante que veio da China.

Diversidade linguística também foi tema de reflexão para os 5°s anos. As turmas puderam perceber que muitas palavras da língua portuguesa têm origem em outras línguas. A partir disso, foram desenvolvidas algumas brincadeiras para pesquisar a origem de palavras no site Dicionário Etimológico. Em grupos, os estudantes acessaram a plataforma e realizaram três tarefas: buscar uma palavra específica, participar de um jogo de memória com palavras e suas origens e de um jogo de bingo com palavras e suas origens.

Carolina explica que “em cada etapa os alunos precisavam usar o site para descobrir a origem das palavras propostas”. Segundo ela, “os alunos ficaram muito envolvidos nas atividades e demonstraram surpresa ao saber que a maioria das palavras têm origem do latim”. Além disso, eles também perceberam que há palavras originárias do grego, do árabe e do tupi-guarani.

Atualizado em: 04/03/2020