Os alunos das turmas dos 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama tiveram a oportunidade de estudar a obra “Dom Quixote de La Mancha”, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Espanhola. As atividades propostas pelas professoras Melina Wasem Passos e Joseane da Silva ocorreram no decorrer dos meses de julho e agosto.
Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos entenderam os personagens, tempo e espaço. “Eles exploraram também textos intertextuais da obra, percebendo a sua relevância mundial e sua atemporalidade”, explica Melina.
Já nas aulas de Língua Espanhola, os estudantes fizeram a leitura em conjunto de uma versão da obra em espanhol, depois puderam criar fanfics adaptando a narrativa para os tempos atuais. Além disso, em pequenos grupos, criaram um sanduíche que representasse a obra trabalhada.
Para a professora Joseane, a atividade tem inúmeros objetivos, como: conhecer a obra mais importante da literatura em Língua Espanhola, compreender o contexto histórico da obra e adaptar os personagens e ações para o presente, desenvolver a compressão de leitor e ampliar a criatividade.