A clássica obra Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, foi o ponto de partida para uma proposta criativa nas aulas de Língua Espanhola. A atividade, conduzida pela professora Melina Wasem Passos, no Year 6A do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, envolveu leitura guiada de trechos adaptados do livro, seguidas de discussões em sala sobre os limites entre realidade e fantasia.
Após refletirem sobre como Dom Quixote agiria no mundo contemporâneo, os alunos foram desafiados a criar uma versão moderna do cavaleiro andante. Em espanhol, descreveram aspectos como aparência, missão, meio de transporte e companheiro de aventuras do novo personagem.
Para concluir a atividade, os estudantes utilizaram ferramentas de inteligência artificial para transformar suas descrições em imagens, que foram apresentadas à turma. A proposta uniu literatura, criatividade, produção textual e inovação tecnológica, aproximando os alunos da cultura hispânica de forma lúdica e atual.