Os 2ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama estão desenvolvendo o projeto Cadernos de Leituras. O mesmo consiste na realização de registros sobre os livros da Biblioteca da escola que são lidos semanalmente.
Os registros contemplam propostas diferenciadas que são compartilhadas com colegas e professoras. Segundo a Professora Simone Ledur Marks, as estratégias de leitura contemplam: conhecimento textual – refere-se à percepção do aluno de como os textos estão organizados, conhecimento linguístico – refere-se à experiência linguística, como construção de frases, valores semânticos (de sentidos), seleção ou uso comum de certas palavras, conhecimento de mundo – refere-se a tudo que assimilam no decorrer da vida e que participa na construção dos sentidos do texto, conhecimento intertextual – colabora para identificação das referências, explícitas ou implícitas, a outros textos, conhecimento textual – refere-se à associação do texto a ser lido com o contexto de leitura e de produção (perceber intencionalidades interacionais).
“Esta prática tem contribuído muito na formação dos nossos alunos. Eles envolvem-se com as propostas e, com satisfação e entusiasmo, compartilham as leituras realizadas. Consideramos a leitura uma prática fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem de modo global e significativo. Por isto, os 2ºs anos estão inseridos no projeto Cadernos de Leituras”, destacam as Professoras Simone Ledur Marks e Ana Paula dos Reis e Carla Jaqueline Baumgratz.