Os alunos das 3ªs séries A e B do Ensino Médio da IENH - Unidade Fundação Evangélica foram desafiados a desenvolver projetos de vida com foco no exercício da cidadania. Como resposta, eles criaram iniciativas para ajudar a população e os animais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Em consenso, as turmas selecionaram dois projetos para produzir em duplas. Um dos projetos foi a criação de um fantoche do Billy, o mascote do Currículo Bilíngue da IENH, que será entregue, com um livrinho, para instituições parceiras da IENH. O outro projeto envolve a confecção de caminhas para gatos e cachorros de pequeno porte, destinadas a uma ONG de proteção animal.
Durante a produção, os estudantes reutilizaram materiais, como o BOPP (resíduo de embalagens metalizadas), que desde a implementação do projeto Lixo Zero ainda não tinha um destino específico. O material foi cortado, triturado e utilizado como enchimento para as caminhas.
Na manhã de hoje, os alunos finalizaram a produção dos fantoches e das caminhas, após algumas semanas de trabalho intenso iniciado em agosto. A entrega dos produtos está prevista para novembro.
Segundo a professora Rita, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre como poderiam contribuir para melhorar o ambiente em que vivem, tendo em mente os problemas da cidade e do bairro no qual moram.
“O projeto está incentivando o protagonismo dos estudantes, permitindo que eles criem algo com as próprias mãos e façam a diferença na vida de outros.” ressalta Rita.