Nos meses de junho e julho, as turmas 5º ano A e B do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama realizaram a pesquisa intitulada “O hábito de estudar: uma herança do Bicentenário da Imigração Alemã”. O objetivo da atividade foi resgatar a cultura alemã, onde os alunos pudessem refletir coletivamente sobre o Bicentenário, especialmente no Rio Grande do Sul.
A partir da leitura do livro de RPG “Nas águas da Aventura”, do autor local Athos Beuren, que também é ex-aluno da IENH, trabalhado durante o 1º trimestre, os estudantes realizaram produções textuais inovadoras. Sob a orientação da professora Edilaine Vieira Lopes, eles utilizaram técnicas de Escrita Criativa para contarem histórias, por meio de recursos tecnológicos como alguns aplicativos de edição e animação.
Conforme explica Edilaine, as atividades foram desde teatro ao podcast, histórias em quadrinhos inspiradas nos resumos, cartas e e-mails em homenagem à ancestralidade alemã, tão forte em nossa região e tão importante para a IENH.
O documentário Für Immer e o filme Para Sempre/ GERAÇÕES (2018, Grupo Editorial Sinos) foram assistidos, problematizando questões culturais ligadas à língua portuguesa e à língua alemã. “Além disso, as famílias foram convidadas a ampliarem seus estudos, assistindo aos links com seus filhos, em casa, e conversando sobre a importância da valorização e do resgate às raízes”, acrescenta a professora.