Durante as aulas de Programming, os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz resolvem desafios lúdicos através do uso de programação em blocos na plataforma virtual Code.org. Com o uso do Ozobot EVO, os alunos utilizam os conhecimentos adquiridos no Code.org para programar instruções que são seguidas pelo robô de maneira a aplicar os conceitos de forma concreta.
Em maio, o Professor Carlos Ribeiro explicou aos alunos que trabalhariam em um contexto diferente do que estavam acostumados e, então, apresentou o Ozobot EVO. Após isso, eles foram divididos em duplas para resolver os desafios do jogo Shape Tracer. Ao jogar, os alunos exploraram as funcionalidades do Ozobot EVO. Ao final, puderam testar os códigos produzidos, transferindo-os ao robô. Quando a programação atendia aos requisitos do desafio, o Ozobot comemorava com uma “dança”. Porém, quando o código estava incompleto, o Ozobot piscava em azul e vermelho. Neste momento, o Professor analisava o código com os alunos e fornecia feedback para que o melhorassem para tentar novamente.
Na atividade, os estudantes aprenderam a operar o Ozobot, entendendo a comunicação do robô através das luzes que emite. Também concretizaram os conceitos de lógica computacional desenvolvidos durante as aulas de Programming, configurando o Ozobot EVO para realização de tarefas envolvendo movimento e efeitos luminosos. De acordo com o Professor Carlos, após essa aula introdutória, pretende-se explorar as funcionalidades do Ozobot em projetos interdisciplinares.