Estudantes do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz participaram de uma vivência especial com a Pastoral Escolar, inspirada no valor da amizade. A proposta foi a confecção de uma pulseira da amizade, preparada para um colega da turma. Cada miçanga escolhida simbolizava um valor essencial para as relações: cuidado, empatia, respeito e lealdade.
Além da pulseira, os estudantes também elaboraram um cartão explicando o significado de cada miçanga, reforçando a importância desses princípios na convivência. O gesto de presentear um colega gerou novos vínculos e fortaleceu laços já existentes, ao mesmo tempo em que estimulou a reflexão sobre atitudes e emoções fundamentais para cultivar amizades verdadeiras.
A atividade também dialogou com o projeto que levará os estudantes às Ruínas de São Miguel, no Rio Grande do Sul. Nesse contexto, foram resgatados elementos da cultura indígena, que valoriza a coletividade, o respeito à vida e à natureza, além de expressar, por meio do artesanato, o cuidado presente nas relações.
Mais do que uma atividade manual, a experiência foi um momento de aprendizado, reflexão e construção de laços, mostrando que a cultura de paz pode nascer de pequenos gestos cheios de significado.