Nos últimos meses, as borboletas inspiraram as aulas do Nível 5B da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.
Seguindo o trabalho baseado na história “A primavera da lagarta”, de Ruth Rocha, os alunos coletaram cinco lagartas no pátio da escola e colocaram em uma caixa de vidro, fechando a caixa com um tule para as lagartas respirarem e receberem água. A proposta era conhecer, na prática, o ciclo de vida da lagarta.
Com o acompanhamento da Professora Liliane Petry Bohlke, todos os dias observaram o comportamento das lagartas, realizando registros. A partir disso foram surgindo dúvidas dos alunos sobre o meio de vida da lagarta. Tais questionamentos foram anotados pela Professora e, posteriormente, cada aluno levou para casa uma pesquisa a partir destas dúvidas. Conforme os estudantes apresentaram suas pesquisas, mais descobertas sobre a lagarta foram realizadas. Todas as informações pesquisadas foram reunidas em um texto coletivo criado pelo grupo. O material estudado e os registros foram unificados em um livro de estudos sobre metamorfose da borboleta.
Conforme o tempo foi passando três das cinco lagartas tornaram-se casulos. Em seguida, os alunos verificaram que dois casulos abriram e surgiram duas lindas borboletas. Segundo a Professora Liliane, o dia de soltar as borboletas no ar “foi mágico e alegre para as crianças”.
Um casulo não teve força suficiente para realizar o processo de metamorfose. As outras duas lagartas que não fizeram casulo foram devolvidas para a árvore da primavera, no pátio da escola. “Mesmo o casulo que não se desenvolveu também foi um ponto importante do nosso processo de estudo, pois os alunos entenderam que nem sempre temos tudo o que queremos, existem coisas que acontecem diferente daquilo que desejamos”, destaca Liliane.
Durante o tempo de observação das lagartas, várias histórias sobre o mesmo tema foram trabalhadas com os alunos, um jogo matemático dos ovos da lagarta foi desenvolvido e também a confecção de uma lagarta de sucata foi realizada. O grupo ainda a canção “Borboleta e lagarta”, do grupo Palavra Cantada. A música foi dramatizada e vivenciada corporalmente pelos alunos, primeiro sozinhos e depois em grupo, dando ênfase ao cuidado com os animais e o cuidado entre alunos e professores. O estudo foi finalizado com a organização do livro confeccionado com as pesquisas da turma “Metamorfose da Borboleta”.
“Essa atividade proporcionou aos alunos o aprendizado sobre o processo de transformação da lagarta em borboleta e também sensibilizou o grupo na preservação e cuidado com os animais que habitam o nosso pátio”, conclui a Professora Liliane.