Atividade colaborativa e imersiva motiva alunos para a leitura

Turma iniciará a leitura do livro "Game Over, uma ameaça virtual"
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Atividade colaborativa e imersiva motiva alunos para a leitura

Os alunos do 5º ano A do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama vivenciaram uma experiência imersiva visando a motivação para a leitura obrigatória do segundo semestre.

Em conjunto com a Professora Carolina Müller, inicialmente, a turma leu o texto “Grande Aventura” de Laura Bergallo. Segundo a Professora, neste texto, a personagem narra uma aventura com diferentes desafios e, no final, fica evidente que ele estava narrando um jogo do qual era o principal jogador. No decorrer da leitura foram realizadas diversas intervenções com vistas a mediar a construção de significados e o entendimento dos alunos.

Na aula seguinte, os alunos foram organizados em seis estações para diferentes atividades relacionadas ao texto. As estações foram organizadas visando oportunizar aos alunos o trabalho colaborativo e também a imersão em um jogo. Os grupos permaneciam durante 15 minutos em cada estação e depois trocavam para que todos participassem de todas as atividades.

Na primeira estação os alunos ilustraram coletivamente o primeiro cenário do jogo. Na segunda estação a tarefa era desenhar o segundo cenário do jogo. A personagem principal do texto foi ilustrada coletivamente na estação três. Na estação quatro os alunos foram desafiados a pensarem uma história coletiva na qual a personagem estivesse dentro de um jogo. Na quinta estação cada aluno teve a oportunidade de criar um avatar. E, por fim, na estação seis os grupos vivenciaram a imersão através do jogo “Titans of space” com o Google Cardboard.

“A imersão no jogo usando o Google Cardboard foi uma experiência rica para os alunos, na qual tiveram a oportunidade de vivenciar uma forma diferente de jogo digital, literalmente "entrando" no jogo e sentindo as sensações que a personagem do texto viveu em sua aventura”, conta a Professora Carolina. A partir desta atividade, a turma iniciará a leitura do livro “Game Over, uma ameaça virtual” de Rosana Rios, cuja história envolve dois personagens que vivem uma aventura dentro de um jogo de computador.

Atualizado em: 12/09/2016