Significativa e divertida, a atividade proposta na segunda-feira, 12 de agosto, trabalhou as sensações das crianças do Nível 2A da Educação infantil da IENH – Unidade Pindorama. Com o auxílio de plástico bolha, a turma trabalhou o tato, a audição e fizeram comparações com o casco das tartarugas.
Realizada em conjunto com a Professora – Joana Schneider Machado, a tarefa iniciou com a apresentação de materiais utilizados na proposta e, em seguida, com a observação de um casco de tartaruga. Após, as crianças foram convidadas a pisarem no plástico bolha e a tocar o elemento com as mãos. Assim, perceberam as sensações provocadas pelo objeto de estudo e escutaram o som das bolhas estourando.
Seguindo a atividade, a turma registrou a prática graficamente. Utilizando um rolinho, cada aluno pintou com tinta verde um pedaço do plástico. Para finalizar, fizeram o uso de uma folha A3 branca formando um carimbo. Assim, transferiram a pintura para o papel. O resultado “ficou parecido com o casco da tartaruga”, comenta Joana.
De acordo com a professora, “os alunos desenvolveram a curiosidade e atenção, pois permaneceram concentrados no momento em que a proposta estava sendo lançada”. A realização também foi importante para aprimorar “os sentidos do tato e audição, ao tocar no plástico bolha com os pés e as mãos, ouvindo o estouro das bolhas”, complementa.