Aulas de Programação inspiradas no Pokémon Go

Atividades desenvolveram oralidade na Língua Inglesa
Compartilhe:
WhatsApp
Aulas de Programação inspiradas no Pokémon Go

Os alunos dos 1ºs anos C, D e E do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz trabalharam conceitos de Programação em Inglês inspirados no jogo Pokémon Go. A partir do jogo, duas adaptações foram realizadas, criando jogos que foram utilizados na aula.

Os estudantes receberam o desafio de encontrar os Pokémons a partir de figuras, capturá-los através das pokebolas e, assim, conseguir coletar presentes. As turmas trabalharam em duas equipes e, de forma colaborativa, falavam os comandos para chegar até os envelopes com gravuras de Pokémons. Os envelopes continham números que eram correspondentes a quantidade de presentes (turma 1º ano E) ou palitos (turmas 1º C e D). Por meio dos comandos de direita, esquerda, para frente, para trás e virar, os alunos se direcionavam até o local onde estava o Pokémon que deveriam capturar.

A segunda atividade ocorreu no pátio da escola, onde as imagens dos Pokémons foram espalhadas. Os alunos, em duplas, confiando nos comandos de direção dados pelo colega em Língua Inglesa de forma oral e pelo movimento do corpo, deveriam encontrar as imagens.

Com as atividades, além de conceitos de Programação, os alunos puderam trabalhar a liderança, colaboratividade, oralidade em Língua inglesa, confiança no outro e comparação de grandezas.

“Os alunos se mostraram muito envolvidos na proposta, já que a ideia de trazer algo relacionado ao jogo eletrônico surgiu pelos relatos que os alunos trouxeram sobre as práticas com esse o Pokémon Go no final de semana com as famílias”, relata a Professora Jaqueline Hansen. Também participaram das atividades as Professoras Daniela Ruschel, Fernanda Oliveira, Gabriella Schorn e Vanderleia Schons.

Atualizado em: 01/09/2016