A turma do Nível 5A da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama iniciou seu Projeto de Estudos sobre o Folclore, buscando trabalhar as diferentes culturas da região e do país.
Durante o desenvolvimento do Projeto, a turma já brincou com cantigas de roda, trava línguas e também realizou atividades como a contação da história dos Dez Sacizinhos, de Tatiana Belinki, e o registro com a dobradura do Saci. Nessa semana, a turma irá conhecer um pouco mais de outras personagens que fazem parte do folclore com as Professoras Gabriela Venturini e Telma Puhl. “Com toda certeza, as vivências tem ampliado o acervo cultural e de memória lúdica das crianças, sendo muito importantes para o desenvolvimento motor, oral e cognitivo, sem falar na diversão imensa que as brincadeiras nos propiciam”, relata a Professora Gabriela.
Sobre as brincadeiras folclóricas – Gabriela Venturini
As imitações, a música, o movimento e o faz-de-conta mantém íntima relação com o ato de brincar na Educação Infantil. Em todas as culturas a criança brinca, de alguma maneira, de algum jeito, o poeta Mário Quintana nos ensinava, há muito tempo, algo muito importante sobre o brincar e as crianças: “As crianças não brincam de brincar, brincam de verdade.” Com isso, acreditamos que as brincadeiras folclóricas têm um papel muito importante no desenvolvimento infantil. A herança cultural que está vinculada a cada uma delas é imensurável. Não sabemos dizer quem criou, nem quando, também pouco se sabe sobre o porque delas terem sido passadas por tantas gerações. Mas todas as pessoas que conhecemos já brincaram de muito daquilo que hoje tentamos repassar para as crianças, como a brincadeira da “adoleta”; da “carrocinha”; do “uni duni tê”, entre outros.