Já são 100 produções audiovisuais produzidas pelos estudantes da IENH – Unidade Fundação Evangélica. A marca foi alcançada no último ano por meio dos curtas-metragens montados para o Festival Luz, câmera: FundAção, que chegou na edição número 4.
Ao longo de 2021, foram produzidos oito pequenos filmes pelos estudantes das 2ªs séries do Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica. Todos abordaram os reflexos da pandemia de Covid-19 e tiveram textos em língua espanhola. Para a Professora Orientadora do Projeto, Rita Cunha, mesmo com as restrições ocorridas devido aos protocolos sanitários, os alunos superaram os desafios e “alcançaram excelentes resultados com suas produções”.
Todas as produções foram avaliadas por jurados de diferentes áreas: música, dança, fotografia, produção audiovisual, educação, cultura e mais. O somatório das notas elegeu os títulos premiados no festival. A revelação dos vencedores foi realizada no dia 9 de dezembro, em uma cerimônia restrita às turmas envolvidas.
O momento foi conduzido por Rita e teve a presença da Vice-Diretora de Educação Básica, Déborah Cassel, e das Professoras Marjúnia Klein e Sabrina Vier, que fizeram a entrega dos troféus.
Os premiados foram:
Melhor Filme
Metamorfose - Deborah Klein
Melhor filme voto popular
Retrospecto - Francisco Lamas
Melhor Originalidade
Em diferentes tons - Victor Rauber e Isabela Rauber
Melhor Roteiro
Retrospecto: Isadora Eckerdt Lech
Melhor Direção
Retrospecto - Francisco Lamas
Melhor fotografia
Em diferentes tons - Victor Rauber, Isabela Rauber e Isabela Mombach
Melhor Trilha Sonora
Em diferentes tons - Victor Rauber e Thiago Camerini
Melhor Edição
Em diferentes tons - Victor Rauber
Melhor Atriz
Júlia Grings - Em diferentes tons
Melhor Ator
Michel Dutra - Retrospecto
Melhor Cartaz
Sérgio - Manuela Berwanger
Participaram da avaliação do curtas: Amanda Caroline Dörr Ferreira, Anderson Zang, Alessandra Feltes, André Bozzetti, Andréa Rodrigues, Deividis Beust, João Vitor Eltz, Juliana Zachow, Lucille Amaral, Patricia Ana Neumann, Rafael Blumm e Tom Nunes.
“Mais um dia” é novamente premiado
Produzido para a edição de 2019 do Festival Luz, câmera: FundAção, o curta-metragem “Mais um dia”, produzido pelo ex-aluno João Vitor Eltz, já recebeu diversas premiações no cenário do cinema estudantil. O mais recente ocorreu em 2021, no Festival Primeiro Filme. É a segunda vez que a produção é agraciada nessa premiação. Também foi com “Mais um dia” que a IENH teve, pela primeira vez, uma indicação no Circuito Latinoamericano.
Para João, essas conquistas são “símbolo de muita dedicação, trabalho em equipe, madrugadas de montagem e muito amor pelo cinema”. Ele conta que o curta foi representado por ele no Primeiro Filme, mas que a produção é uma “síntese” das vivências no set e em sala de aula, ainda é a “visão de mundo à 24 quadros por segundo”.
“Tenho muito orgulho desse projeto e do caminho que optei por tomar: seguir fazendo cinema”, diz Eltz. O ex-aluno fala que é “muito grato” pelo apoio da IENH à produção audiovisual, destacando o trabalho desenvolvido pela Professora Rita Cunha, que orienta os projetos. “O cinema é um meio de expressão fortíssimo, que quando apresentado cedo, consegue suscitar o olhar crítico nos alunos. Isso é cinema, e o prêmio apenas destaca o seu poder”, finaliza.
Confira o curta-metragem: https://www.youtube.com/watch?v=jPBDO03MDcE