De acordo com Professor Carlos Cesar Bordignon, um importante conceito na Programação é o de variáveis, as quais são “placeholders” de informação, ou seja, designadas como lugar na memória que armazena dados a serem usados pelo programa. Através da manipulação lúdica de beads e spacers (miçangas e espaçadores), os alunos dos 5ºs anos C e D, na disciplina de Inglês Aplicado – Programming, compreenderam que as palavras são placeholders e que a informação contida nestas é variável: as miçangas e espaçadores podem ser de tipos, tamanhos e cores diferentes. Já as funções, porções de código que resolve um problema específico dentro do algoritmo, foram trabalhadas no passo a passo para a construção dos móbiles (suncatcher).
Conforme o Professor, a atividade foi desenvolvida em duas aulas. Na primeira, os alunos aprenderam o vocabulário em Inglês relacionado às variáveis e funções, bem como foram desafiados a montar um algoritmo para a criação de um suncatcher (móbile). Na segunda aula, o algoritmo foi colocado em prática. Com diversas miçangas e espaçadores a seu dispor, as turmas executaram os passos e funções criadas para produzir seus suncatchers.