Os conhecimentos sobre a cidade de Novo Hamburgo são o principal foco de estudo na área de Ciências Sociais no 3º ano do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. Sendo assim, no mês de outubro, as três turmas tiveram um dia repleto de aprendizagens ao sair para conhecer alguns dos principais pontos de Novo Hamburgo.
Saindo da escola, os alunos passaram pelo centro histórico de Hamburgo Velho, onde descobriram que um dos primeiros nomes de Novo Hamburgo foi Vila Piedade, em homenagem à Santa padroeira da primeira igreja erguida na cidade. O grupo seguiu para o Santuário das Mães, local em que tiveram uma aula concreta sobre o relevo da cidade e também alguns aspectos climáticos.
Os estudantes visitaram a rodoviária Normélio Stabel, passaram pela FENAC, Estádio do Vale e foram conhecer o bairro rural de Novo Hamburgo, Lomba Grande. Nesse momento, passaram pelo Rio dos Sinos e avistaram onde a água é coletada pela Comusa para abastecimento. No Parque Floresta Imperial puderam apreciar o Monumento à Bíblia, uma homenagem à todas as religiões, criado pelo artista hamburguense Marciano Schmitz. O Clube Atiradores, um dos mais antigos da cidade, foi o último destino.
Para aprofundar os conhecimentos no aspecto histórico da cidade, as turmas receberam o historiador Felipe Kuhn Braun que, por meio de fotos, falou sobre como Novo Hamburgo se desenvolveu, relatando sobre personagens que ajudaram a construí-la e também curiosidades interessantes que fascinaram os alunos. Alguns dos tópicos levantados pelo historiador foram: o motivo da vinda dos alemães para o Brasil, o tempo de duração da viagem (três meses), a forma como viviam quando aqui chegaram, o início da indústria de calçados com Pedro Adams Filho e muito mais.
Além das Professoras Flávia Gehlen, Juliana Bohn e Roselaine Klein, André Biegler, que é mestre em História e professor da Rede Municipal de Novo Hamburgo, também acompanhou o City Tour.