O impacto que pequenas ações podem ter na vida das pessoas foi motivo de reflexão nas turmas dos 6os anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. Em conjunto com os Monitores Ecológicos, os alunos discutiram sobre o uso dos canudos plásticos e demais embalagens plásticas, refletindo sobre possíveis mudanças e projetando ações a serem adotadas pelos alunos e Instituição.
Em uma das aulas de Inglês Aplicado, os estudantes leram um texto e assistiram um TED X sobre uma menina de 10 anos, Molly, que mora na Nova Zelândia, e que impactou sua comunidade pela campanha que lançou: Straw no More (Chega de canudos). A partir disso, estudaram sobre o impacto dos canudos e do plástico em geral na vida marinha, além de observarem os danos causados. “Justamente por ser pequeno e facilmente confundido por alimento, o canudo é ingerido por tartarugas, peixes e outros animais, que acabam morrendo de fome, pois pensam que estão satisfeitos e param de comer”, comenta a Professora Cristiane Ely Lemke. Envolvendo o tema, na aula de Arts, preparam obras usando canudos de papel, representando imagens da vida marinha.
Com a intenção de promover uma campanha de conscientização interativa, os alunos preparam materiais como apresentação no Google Slides, um jogo no aplicativo Plickers com curiosidades sobre o assunto e um vídeo em realidade virtual. Assim, apresentaram a proposta para os Monitores Ecológicos da escola, buscando uma parceria para lançar a campanha para toda a escola. A iniciativa foi aceita e, juntos, convidaram toda comunidade escolar para participar do desafio de não usar canudos plásticos por 30 dias. Após esse período, todos os grupos serão desafiados a fazerem o juramento proposto por Molly em seu site (https://www.strawnomore.org/), de ser uma escola livre de canudos plásticos.
“Em breve, os alunos da escola serão reunidos para falarem sobre a experiência de não usarem canudos. Se concordarem, serão desafiados a não usarem mais. Lembramos ainda que esse é apenas um pequeno passo e que devemos ter cuidado e consciência ao usar todo tipo de plástico, fazendo o possível para encaminharmos para a reciclagem”, destaca a Professora Cristiane.
Também envolvendo aprendizados sobre sustentabilidade e conscientização, os alunos dos 6ºs anos receberam a tarefa de produzir brinquedos e jogos com material reciclável. Após confeccionarem, explicaram os jogos e brincaram com os alunos dos Níveis 5 da Educação Infantil, que se divertiram e aprenderam.