A IENH será palco de um importante momento para a área da educação bilíngue no Brasil. No dia 26 de novembro, às 18h30min, na sala Multiuso da Unidade Fundação Evangélica, ocorrerá o lançamento do livro “Fundamentos da Escolarização Bilíngue: uma proposta de framework para o contexto brasileiro”, de Luciana de Souza Brentano, coordenadora do Currículo Internacional Bilíngue e coordenadora da pós-graduação em Educação Bilíngue e Cognição da IENH.
A obra, publicada pela Pearson, uma das maiores empresas de educação do mundo, também teve o lançamento nacional em São Paulo, no dia 4 de novembro, e promete se tornar referência para educadores e gestores escolares de todo o país. O livro foi escrito em coautoria com Ingrid Finger, professora da pós graduação em Educação Bilíngue e Cognição da IENH, e nasceu da tese de doutorado de Luciana, desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e parcialmente realizada na Universidade da Califórnia, Irvine (UCI), nos Estados Unidos.
“É uma alegria imensa poder compartilhar esse trabalho na IENH, que é o espaço onde aplico, na prática, tudo o que acredito sobre o ensino bilíngue. Ter o lançamento aqui, junto à comunidade escolar, torna esse momento ainda mais especial”, destaca Luciana.
Com uma carreira sólida e reconhecida, Luciana Brentano é doutora em Psicolinguística e mestre em Letras pela UFRGS. Atua há mais de duas décadas como coordenadora do Currículo Bilíngue da IENH e é também professora e coordenadora das pós-graduações em Educação Bilíngue e Cognição e em Neurocognição e Aprendizagem da Faculdade IENH. Além disso, é presidente da Associação Brasileira de Educação Plurilíngue (Abrasep) e uma das vozes mais influentes no debate sobre o ensino bilíngue no país.
O prefácio da obra é assinado por Marcello Marcelino, referência nacional na área, que define o livro como uma leitura indispensável: “Mostra que a escolarização bilíngue pode ser concebida com rigor conceitual e consistência prática, avançando para além de discursos superficiais e construindo critérios sólidos de análise e ação.”
O evento de lançamento é aberto à comunidade e promete reunir professores, gestores e profissionais da área da educação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre bilinguismo e práticas educacionais inovadoras.