“Borboletinha” foi uma das músicas trabalhadas pela turma do Nível 2A da Educação Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz no projeto de estudos “Quem canta seus males espanta!”. A partir dela, as crianças participaram de uma atividade de observação da metamorfose da borboleta, durante o primeiro semestre.
Em conjunto com a professora Cláudia Nis, elas vivenciam o processo de transformação desde o estágio como lagarta, passando pelo casulo e findando como borboleta. “Todos os dias os alunos observavam de pertinho o decorrer do processo”, diz Cláudia.
“Foram momentos de muita curiosidade e alegria, elas estavam encantadas ao observar cada etapa da lagarta”, conta Cláudia. A professora cita que as crianças falavam “olha, profª, ela fez uma casinha bem fechada””.
Após a mutação, a turma levou a borboleta até o Pátio da Jabuticaba para deixá-la na natureza. Também observaram, com a utilização de lupas, se outras borboletas estavam presentes pelos pátios da Escola. No decorrer dos dias, as crianças também realizaram registros com caixinhas de ovos e tinta, simbolizando a lagarta, e com cola colorida e rolinhos, para reproduzir a borboleta. “Foi um processo lindo e cheio de significados para os pequenos”, fala a professora.