A partir de um tema de casa que foi proposto para as crianças do Nível 2B da Educação Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, em conjunto com a família, cada criança escolheu alguma brincadeira afetiva e significativa para traz à escola como forma de compartilhar com o grupo e realizar um resgate às brincadeiras culturais.
A proposta também faz parte do projeto de estudos que foi desenvolvido no primeiro semestre com a turma: “Brincar, transformar, construir e criar na relação e interação com os pares. Let’s get involved in the world of playfulness and imagination together”.
A professora da turma, Bruna Guimarães, explicou que as crianças apresentaram para os colegas suas brincadeiras. A partir delas, criamos um livro com instruções de como brincar com cada uma e uma sacola brincante que está circulando entre as famílias da turma contendo cada uma dessas brincadeiras e proporcionando ricos momentos de diversão e ludicidade com pais e filhos.
As brincadeiras compartilhadas foram diversas, como: peixe vivo, 5 Marias, amarelinha, cabo de guerra, jogo da velha, roda cotia, bilboquê, adoleta, telefone de copos e o limão entrou na roda. “Elas foram exploradas primeiramente em sala de aula pelo grupo”, conta a professora.
Segundo a professora, foram momentos onde todos permaneceram muito envolvidos, criando e participando com muito interesse, conhecendo cada uma dessas brincadeiras, interagindo com seus pares, identificando o objetivo de cada uma delas e podendo escolher suas preferidas.