Durante a semana de comemoração da Páscoa, no mês de abril, as crianças do Kindergarten 2A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama demonstraram grande interesse pela música “Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?”, especialmente pelas cores primárias citadas na canção.
A partir desse entusiasmo, a professora Caroline Ribeiro e a teacher Amanda Escobar planejaram uma série de atividades lúdicas e educativas com foco em jogos matemáticos e registros artísticos que exploraram as cores vermelha, amarela e azul.
O principal objetivo da proposta foi desenvolver a compreensão linguística das cores em Língua Materna e em Língua Inglesa, além de estimular habilidades como classificação de objetos, motricidade fina, atenção, foco e pensamento simbólico.
Nos learning centers, um dos jogos consistia em classificar objetos por cor. Para isso, foram utilizadas bandejas de ovos pintadas nas cores primárias, além de tampinhas e bolinhas de massinha misturadas.
Em outro momento, utilizando a Língua Inglesa, os alunos retiraram ovos coloridos de um recipiente transparente e os classificaram em pequenas bandejas conforme suas cores, nomeando-as em inglês.
A parte artística da atividade trouxe ainda mais encantamento: cada criança escolheu uma cor de tinta, nomeando-a em inglês ou português, e a utilizou para preencher uma casca de ovo de galinha. Depois, com um pequeno martelo, as crianças bateram na casca, registrando a cor escolhida na folha de papel. Além disso, com formas plásticas de coelho mergulhadas nas tintas primárias, realizaram impressões coloridas enquanto tentavam nomear as cores utilizadas.
Conforme a professora Caroline, a proposta integrada promoveu um aprendizado significativo, envolvendo linguagem, raciocínio lógico, coordenação motora e expressão criativa, reforçando o prazer em aprender por meio do brincar.