Crianças da Unidade Pindorama utilizam instrumento musical indígena

Instrumento usado chama-se Caxixi
Compartilhe:
WhatsApp
Crianças da Unidade Pindorama utilizam instrumento musical indígena

As crianças do Nível 3A da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama exploraram o Caxixi, um instrumento musical indígena, durante a aula de música. A atividade foi desenvolvida após a realização de uma pesquisa, através do computador, sobre instrumentos musicais indígenas. O projeto foi desenvolvido de abril a junho deste ano.

Durante a pesquisa, foi observado que muitos desses instrumentos são confeccionados através de elementos da natureza, como sementes e como o projeto de estudos se intitula como “Little seed, what do you need?”, foi decidido seguir com essa pesquisa, contando com a parceria do professor de Música Marcelo Dias.

“Em aula, compartilhamos nossas aprendizagens com o professor e conhecemos a canção YAPO, música e brincadeira indígena. Também, exploramos diversos instrumentos musicais indígenas disponibilizados por ele, como: pau de chuva, caxixi, flauta, entre outros. Dentre vários, um deles chamou nossa atenção, pois envolve a temática do nosso projeto de estudos: o caxixi”, conta a professora Joana Machado.

Caxixis foram feitos com sementes diversas

O caxixi é um chocalho que é composto por sementes diversas. Com isso, o Nível 3A, junto ao professor Marcelo e a professora Joana, decidiu confeccionar o seu próprio caxixi e, para isso, fez uso de carretéis, colorindo os mesmos com tinta guache.

Com os carretéis prontos e coloridos, conhecemos algumas sementes e o som que elas produzem dentro do objeto em questão. Cada aluno pode escolher qual semente (qual o som) desejava para o seu caxixi e, então, a despejou. As ofertas foram: milho, feijão, rabanete e girassol.

A atividade tem diversos benefícios, como trabalhar a apropriação de músicas, gestos, movimentos de diferentes culturas, explorar instrumentos musicais, brincar com sons do corpo e da natureza, entre outros.

Atualizado em: 21/06/2024