Após a realização Projeto de Estudos sobre alimentação saudável nas turmas do Nível 2 da Educação Infantil da IENH - Unidade Pindorama, as Professoras Joana Schneider Machado, Danielle Rudner Backes, Ana Cristina Weber e Amanda Medeiros Escobar perceberam o engajamento das crianças em relação às atividades enviadas. Além disso, também perceberam o sentimento depositado em cada proposta.
Assim, uma nova temática de projeto de estudos foi sendo percebida pelas professoras. O projeto intitulado como “ME MYSELF AND I: CADA UM COM SEU JEITO CADA JEITO É DE UM!” está focado no estudo sobre o eu, o outro e o nós, proporcionado que os alunos conhecessem a si mesmos perante o mundo, compreendendo as diferenças entre os pares e valorizando os sentimentos. “Ter consciência de nós, nossa importância, origem e história é o que nos permite ser atuantes no meio em que vivemos”, comenta Ana.
Segundo as professoras, “a identidade é construída por meio das interações do sujeito com o meio social, ampliando assim os conhecimentos de si mesmo e do mundo. Essa construção se inicia no nascimento e segue durante nossa vida. A história de cada pessoa vai permitindo que ela tenha consciência de quem é, de como é sua família, de como são suas características e assim se percebendo como parte integrante da sociedade”.
No projeto estão sendo propostas atividades que sejam próprias do mundo lúdico da criança, considerando as suas peculiaridades e singularidades, contribuindo para a formação da identidade respeitando valores éticos necessários para a vida de cada sujeito. Também acompanham as tarefas os professores Giseli e Gustavo.