Curiosidade no 3º ano C: ovo verde e a introdução aos estudos sobre o corpo humano

Alunos aprenderam sobre o desenvolvimento do bebê e o nascimento
Compartilhe:
WhatsApp
Curiosidade no 3º ano C: ovo verde e a introdução aos estudos sobre o corpo humano

Um ovo verde está dando o que falar nas aulas do 3º ano C do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.

No mês de março, a curiosidade foi fortemente despertada quando o aluno Leonardo trouxe o ovo verde para mostrar aos colegas. Junto com o questionamento sobre o motivo do ovo ser verde, também foram apontadas hipóteses pelos alunos, tais como: “a galinha comeu muito limo, ou estava com dor de barriga? quem sabe se a galinha fosse verde”?

A partir destas ideias, a turma pesquisou em conjunto na Internet, descobrindo que o ovo era verde por causa da genética da galinha e que cada linhagem de galinha pode colocar ovos de cores diferentes. Essa descoberta levou a outra pergunta: “E por dentro, será que os ovos de diferentes cores são iguais?” O grupo abriu o ovo verde e observou que ele era igual aos outros. Segundo a Professora Juliana Bohn, essa atividade trouxe diversas reflexões, sendo uma destas: -“Parece com a gente né? Temos cores diferentes por fora, mas por dentro somos iguais”.

Durante as pesquisas, os alunos encontraram um vídeo que mostrava o desenvolvimento do pintinho dentro do ovo, o que imediatamente foi relacionado com o desenvolvimento dos estudantes no útero materno e novamente várias perguntas surgiram. Para compreender melhor isso, a turma assistiu a vídeos que mostravam como o bebê crescia na barriga da mãe. Entrevistas sobre este período da vida foram realizadas com as famílias e alguns alunos trouxeram ecografias de quando estavam na barriga da mãe, assim como vídeos do momento do parto. Curiosas em relação a gravidez de gêmeos, pediram a Teacher Lisiane Schultz que contasse como foi sua gravidez e também trouxesse seu vídeo do parto.

De acordo com a Professora Juliana Bohn, muitas outras reflexões e atividades foram realizadas, como uma brincadeira para ver se os estudantes conseguiam identificar o colega quando bebê. “Tudo isso foi uma bonita e curiosa introdução aos estudos de Ciências Naturais do 3º ano, que englobam, principalmente, o corpo humano”, destaca Juliana.

Atualizado em: 26/03/2018