Quais são os desafios para conquistar a aprovação na Universidade Federal? O que muda do Ensino Médio para o Ensino Superior? Buscando as respostas dessas questões, conversamos com alguns dos nossos ex-alunos do Ensino Médio, que formaram-se em 2015 e foram aprovados nos vestibulares das Universidade Federais. Nas entrevistas, eles contam sobre como conquistaram a aprovação, como a IENH auxiliou na preparação e as mudanças do Ensino Médio para o Superior. Além disso, os ex-alunos também darão dicas para quem vai prestar o vestibular.
Nossa terceira entrevistada é a Júlia Diniz da Costa Schmitt, que foi aprovada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS e na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Confira:
IENH – Você foi aprovada em qual curso?
Júlia – Fui aprovada em Farmácia e Física na UFRGS e em Odontologia na UFPEL.
IENH – Está cursando?
Júlia – Não estou cursando Física, pois fiz meio semestre e percebi que não queria trabalhar com isso futuramente. Escolhi odontologia e não estou cursando na UFPEL, pois vou tentar na UFRGS novamente no final deste ano.
IENH – De que forma a IENH contribuiu para sua aprovação?
Júlia – A IENH me ajudou, pois me preparou desde o início do Ensino Médio para os vestibulares e para o ENEM, através, principalmente, do PAS.
IENH – Como você se preparou para o vestibular?
Júlia – Me preparei para os vestibulares estudando para o PAS e para provas na escola, além de fazer provas anteriores em casa.
IENH – Os simulados do Programa de Avaliação Sistemática – PAS contribuíram para a sua preparação?
Júlia – O PAS ajudou muito na minha preparação. Acredito que meu desempenho nas provas só foi bom devido à noção que eu obtive do sistema de avaliação dos vestibulares através dos simulados do PAS da IENH.
IENH – Durante o período de estudo, como ficou sua vida social? Teve tempo para os amigos e para a família?
Júlia – Durante o período de estudos você deve abrir mão de algumas coisas, como sair todo final de semana, porém não quer dizer que você não possa deixar de estudar por certo tempo e sair. Equilibrar o seu tempo entre família, amigos e estudos é muito importante, caso o contrário, estudar o tempo todo pode nos deixar cansados demais, comprometendo nosso rendimento.
IENH – Quais são as dicas que você dá para quem vai prestar o vestibular esse ano?
Júlia – Acho que a melhor dica é estudar um pouco toda semana, mesmo que ainda falte tempo para os vestibulares. Relembrar conteúdos que faz tempo que estudou e treinar os que está aprendendo agora é muito importante, pois às vezes estudamos os conteúdos separadamente e não nos lembramos de rever os mais antigos. Fazer resumos dos conteúdos também ajuda, pois depois, quando for estudar novamente o conteúdo, já estará resumido, além de que escrever a matéria ajuda a decorá-la.