Quais são os desafios para conquistar a aprovação na Universidade Federal? O que muda do Ensino Médio para o Ensino Superior? Buscando as respostas dessas questões, conversamos com alguns dos nossos ex-alunos do Ensino Médio, que formaram-se em 2015 e foram aprovados nos vestibulares das Universidade Federais. Nas entrevistas, eles contam sobre como conquistaram a aprovação, como a IENH auxiliou na preparação e as mudanças do Ensino Médio para o Superior. Além disso, os ex-alunos também compartilham dicas para quem vai prestar o vestibular.
A sexta entrevistada é a Marcela Cristina Flores, que foi aprovada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Confira:
IENH – Você foi aprovada em qual curso?
Marcela – Fui aprovada em Farmácia na UFRGS.
IENH – De que forma a IENH contribuiu para sua aprovação?
Marcela – A IENH contribuiu para minha aprovação com ótimos professores, que sempre atenderam a todas minhas dúvidas, e também por ser a escola onde aprendi a gostar de estudar.
IENH – Como você se preparou para o vestibular?
Marcela – Me preparei para o vestibular sempre fazendo perguntas para os professores, fazendo muitos exercícios, estudando muito em casa e fazendo um cursinho durante o terceiro ano.
IENH – Os simulados do Programa de Avaliação Sistemática – PAS contribuíram para a sua preparação?
Marcela – Os simulados do PAS foram fundamentais, pois desde o primeiro ano do Ensino Médio fui me acostumando com o funcionamento de uma prova objetiva com muitas questões. Além disso, aprendi a administrar o tempo de prova.
IENH – Durante o período de estudo, como ficou sua vida social? Teve tempo para os amigos e para a família?
Marcela – Durante minha preparação eu não tinha tempo para nada. Enquanto não estava estudando pras provas da escola, estava fazendo questões de vestibular e ENEM. Isso é normal, e acontece com quem está se esforçando.
IENH – Quais são as dicas que você dá para quem vai prestar o vestibular esse ano?
Marcela – Minhas dicas para quem vai prestar vestibular é manter-se com a mente em ordem, mesmo que seja difícil. Quando estamos muito cansados é bom dar uma pausa para nos reestruturarmos, mas não podemos perder o foco. Quando nos apaixonamos por nosso objetivo todo esforço se torna menos doloroso. Se aproxime de quem também está estudando bastante, assim vocês poderão se ajudar. Tirem todas as dúvidas com os professores e façam anotações durante a aula.