De onde vem o pinhão? Uma experiência em sala de aula

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Sociedade e Cultura
De onde vem o pinhão? Uma experiência em sala de aula

Uma pinha de araucária motivou muitas aprendizagens na turma do Nível 5B da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.

No mês de agosto, o aluno Bernardo trouxe a pinha para a sala de aula. A partir disso, a turma começou a observá-la e cuidá-la. Os alunos foram desafiados a escrever de forma espontânea o nome da palavra pinhão em um pedaço de papel. Em seguida, os papéis e a pinha foram acondicionados em uma bandeja que ficou próxima da janela, recebendo claridade e ventilação.

Todos os dias, os estudantes acompanhavam o desenvolvimento da pinha e pesquisavam sobre o pinhão. Para surpresa de todos, certo dia a pinha se abriu, revelando lindos e belos pinhões. Segundo a Professora Liliane Bohlke, os alunos ficaram ansiosos para comer o pinhão. Assim, o grupo classificou os pinhões bons e aqueles que não se desenvolveram, depois lavaram os pinhões e os cozinharam para comer. “Foi uma tarde muito saborosa e divertida”, relata Liliane.

A partir da classificação, o grupo encontrou um pinhão que já tinha um broto. Os estudantes plantaram em um potinho na sala de aula e, mais tarde, transplantarão para um espaço maior na escola. “Quem sabe daqui uns anos, teremos uma bela araucária?”, comenta a Professora.

A atividade sensibilizou os alunos para o cuidado e preservação do meio ambiente, aprimorando conceitos de classificação, seriação e quantidades. Também oportunizou o trabalho em parceria e o relacionamento interpessoal. A Auxiliar de Atividades Escolares - Luiza Alves acompanhou a atividade.

Atualizado em: 19/10/2018