Com o objetivo de desenvolver a curiosidade científica, a atenção aos detalhes e a capacidade de observação, as crianças do Kindergarten 4A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama mergulharam em uma sequência de atividades lúdicas e investigativas sobre estratégias de camuflagem na natureza, com destaque especial para a borboleta-coruja.
Como abertura para esse universo de descobertas, a turma explorou de forma colaborativa, na biblioteca, a história “Uma lagarta muito comilona”, de Eric Carle. Durante a narrativa, cada criança contribuiu com elementos da história, observando com atenção a sequência dos acontecimentos.
A atividade também abriu espaço para diálogos sobre preferências alimentares e reflexões sobre o que precisamos para crescer de forma saudável, assim como a lagarta da história. Ao final, os pequenos realizaram um registro gráfico com giz líquido, expressando suas observações.
Dando continuidade à investigação, a professora Flavia Finamor e a teacher Laura Andrioli apresentaram uma imagem de uma borboleta com aspectos semelhantes à coruja, animal já pesquisado anteriormente pela turma.
As crianças foram desafiadas a observar com atenção e identificar com quem o inseto se parecia. Utilizando lupas, se aproximaram das imagens e descobriram seu nome: Borboleta-Coruja. Após, o grupo dialogou sobre o ciclo de vida da borboleta e registrou o aprendizado utilizando massinha de modelar e canetinhas, representando cada etapa de forma criativa.
Como elemento surpresa, uma dinâmica especial encantou a turma: cada criança foi convidada a manipular, com cuidado, um exemplar do inseto e fazer uma descoberta inesperada. “A surpresa provocou novas hipóteses, curiosidades e encantamento com os mistérios da natureza”, conta Flavia.