Tempero é o que não falta na IENH – Unidade Oswaldo Cruz. O Diretor Geral da Instituição – Seno Leonhardt e os estudantes dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue cuidaram desse assunto na tarde desta quinta-feira, 23 de junho. Com um céu muito azul e solzinho agradável, no Pátio da Jabuticaba, eles construíram a horta da Unidade.
Inicialmente, os alunos participaram de uma aula sobre conceitos de agronomia com o Diretor, que compartilhou seus conhecimentos de Técnico Agropecuário, uma das suas formações acadêmicas. Leonhardt explicou o que é necessário para um bom plantio e desenvolvimento da planta, relatando que o sol, o solo e a água, em condições adequadas, são indispensáveis. O preparo do solo para recepção da planta foi outro ponto destacado pelo Diretor. Segundo ele, o solo deve conter matéria orgânica e adubo químico, que servirão como nutrientes para as mudas. “A planta é um ser vivo como nós e necessita de nutrientes para sobreviver, tendo um solo neutro”, afirma na explicação às turmas.
Ao chegar o tão esperado momento de plantar, com as ferramentas nas mãos, os estudantes observaram o Diretor iniciando a horta, enquanto plantava uma pequena muda de hortelã. Durante essa ação, Leonhardt também explicava detalhadamente de que forma o buraco no solo deveria ser produzido, orientando os alunos sobre não deixarem espaços entre o solo e a raiz da planta. Após ouvirem as explicações, os alunos plantaram os temperos previamente escolhidos: alecrim, hortelã, sálvia, cebolinha e salsinha. Plaquinhas com os nomes dos temperos em Inglês, Espanhol e Português, também produzidas pelos estudantes, foram colocadas na horta.
Além de incentivar as práticas ambientais, o objetivo da horta é produção dos temperos para consumo durante o segundo evento do Projeto Cozinha Experimental. No dia 30 de junho, a turma vai preparar hambúrgueres sob as orientações em Inglês, Espanhol e Português, utilizando o material cultivado na horta para temperar a comida.
Todo o projeto é uma ação interdisciplinar, que visa desenvolver a oralidade e o vocabulário dos estudantes em Língua Inglesa e Língua Espanhola. O aprendizado lúdico, através da culinária, também contempla conceitos matemáticos e científicos. Bianca dos Reis, Cristiane Ely Lemke, Juliana Bohn e Raquel Meirose formam o grupo das Professoras responsáveis do Projeto.
Confira fotos aqui.